A importância da Geografia no Ensino Fundamental e Médio

A importância da Geografia no Ensino Fundamental e Médio
PEDAGOGIA
... “inexiste um consenso, mesmo no plano formal, a respeito da matéria tratada pela Geografia.”
(Moraes, p.37)



Está vinculada a formação do aluno, é ferramenta fundamental para ajudá-lo a entender a realidade do mundo em que vive interpretar, as relações entre a sociedade e o meio físico, demonstrar como uma cidade, estado, região ou país, chegou a ter aquela paisagem e realidade.


“Esta disciplina sempre pretendeu construir-se como uma descrição da Terra, de seus habitantes e das relações entre si e das obras resultantes, o que inclui toda ação humana sobre o planeta.” (Santos,p.18)


É importante que o professor de Geografia, utilize a realidade, em que está localizada a escola, para ensinar o solo, a vegetação, a hidrografia, o clima, e todos os fatores físicos, do local.


A história da região, a formação populacional, a formação cultural, sócio econômico e política, são fatores a serem estudados com os alunos, para que juntos, professor e alunos, possam chegar a conclusões sobre a sua realidade geográfica.


A Geografia, assim como a História, a Filosofia e a Sociologia são ciências, formadoras de opinião, muito importantes para ensinar o aluno a pensar, e a conhecer melhor os diversos tipos de discursos e seus interesses.


A geografia como ciência social, tem a preocupação de entender o espaço em sua dimensão social de construção. Nesse sentido, o papel da geografia escolar é de pensar este espaço com o aluno.


“Poucos países, no mundo moderno, possuem problemas educacionais tão graves como o Brasil”
(Fernandes, p.192)

A sociedade, dispondo cada vez mais de capital e tecnologia, modifica o espaço natural, criando o espaço próprio que lhe interessam, as inspirações da sociedade variam conforme os recursos e a força de que dispõem.


“... o fim da educação é desenvolver, em cada indivíduo, toda a perfeição de que ele seja capaz.”
(Kant, p.35)



Portanto, a Geografia serve para ajudar o discente a desvendar o mundo pelo método de análise e investigação procurando formar um cidadão participativo, levando a conhecer a organização do espaço local, nacional e mundial, bem como as inter-relações , enfim entender a sociedade como um todo, despertando a sua verdadeira cidadania e necessidade de conquista de seu próprio espaço, capaz de transformar e usufruir os benefícios da natureza e a preservando.



Bibliografia:


- Fernandes, Florestan. Ensaios de Sociologia Geral e Aplicada, São Paulo: Pioneira, 1960.


- Kant, Emanuel. in: Durkheim, Émile. In: Pereira, Luiz e Foracchi, Marialice M. Educação e Sociedade: Leituras de Sociologia da Educação, 12ªEd, São Paulo: Cia. Editora Nacional, 1985.


- Moraes, Antonio Carlos Robert. Geografia: Pequena História Crítica, 21ªEd, São Paulo: Annablume, 2007.


- Santos, Milton. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção, 4ªEd, São Paulo: EDUSP, 2006.



Lúcio Flávio Pereira de Aguiar
Graduado em História e Geografia. Professor da Educação Básica no Rio de Janeiro (Regular e EJA). Facilitador em Alfabetização de Jovens e Adultos. Consultor para o Terceiro Setor.
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