Candidíase oral: tipos e tratamentos distintos

Candidíase oral: tipos e tratamentos distintos
ODONTOLOGIA

A Candida albicans está entre os muitos organismos que vivem na boca e no sistema digestivo humano. Sob circunstâncias normais, a Candida albicans pode ser encontrada em 80% da população humana sem que isso cause efeitos prejudiciais a saúde, embora o excesso resulte em candidíase.

A candidíase é a infecção fúngica mais comum em humanos, podendo exibir uma variedade de padrões clínicos o que, algumas vezes pode dificultar o diagnóstico. A candidíase eritematosa é a apresentação clínica mais comum da doença, embora muitas vezes seja negligenciada clinicamente. Se apresenta como uma placa eritematosa na maioria das vezes localizada em palato. Esta pode ainda se apresentar na comissura labial recebendo o nome de queilite angular, ou na região central do dorso da língua sendo chamada de glossite romboidal mediana. Outras formas comuns são a pseudomembranosa e leucoplásica, estas caracterizadas por serem lesões brancas destacáveis ou não, respectivamente.

Os tratamentos convencionais incluem antifúngicos locais ou sistêmicos a depender do grau da infecção, bem como instrução e modificação dos hábitos de higiene oral, higienização da prótese e em alguns casos até a confecção de nova prótese. O PDT (Photodinamic Therapy) é uma reação química ativada por luz usada para destruição seletiva de um tecido e consiste na associação de um agente fotossensibilizante no tecido-alvo, uma fonte de luz visível e oxigênio. É uma nova modalidade de tratamento complementar eficaz para infecções bucais devido ao seu baixo custo, fácil empregabilidade e boa efetividade. Seu uso está indicado como coadjuvante no tratamento de infecções bucais e, em se tratando da candidíase oral pode ser utilizado em associação aos tratamentos descritos anteriormente apresentando alta taxa de sucesso.

Autores

Eberty Pereira Gama1, Luelhen Santos Barbosa1, Juliana Andrade Cardoso2

1- Graduando(a) em Odontologia pela UNIME Lauro de Freitas

2- Cirurgiã-Dentista, Especialista em Estomatologia pela UNIME, Mestre em Odontologia - Estomatologia Clínica pela PUCRS, Professora dos cursos de Odontologia UNIME Lauro de Freitas e Maurício de Nassau Salvador.

 

Juliana Andrade Cardoso
Especialista em Estomatologia - União Metropolitana de Educação e Cultura (UNIME); Mestre em Estomatologia Clínica - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS); Professora do Núcleo de Propedêuticas Clínicas e Cirúrgicas da Unime
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER