Questionário de frequência alimentar (QFA)

Questionário de frequência alimentar (QFA)
NUTRICAO
O QFA foi desenhado para obter informação qualitativa, semi-quantitativa ou quantitativa sobre o padrão alimentar e a ingestão de alimentos ou nutrientes específicos e possui basicamente dois componentes: uma lista de alimentos e um espaço, no qual o indivíduo responderá com que frequência consome cada alimento.

A lista é constituída pelo maior número possível de alimentos que fornecem nutrientes à dieta. Quando se trata da elaboração de um questionário novo, a lista de alimentos pode ser obtida por meio de diferentes estratégias, desde a mais simples até a mais complexa, embora esta última seja sempre a mais apropriada.

Um dos objetivos implícitos do QFA é conhecer o consumo habitual de alimentos por um grupo populacional; nesse sentido, a estrutura do instrumento contempla o registro da frequência de consumo de alimentos em unidades de tempo, sendo o ano precedente a unidade de tempo mais usada, já que prevê um ciclo completo de estações e as respostas poderiam ser independentes.

A inclusão da informação do tamanho da porção consumida dentro do QFA (ex: “Com que frequência uma xícara de leite é consumida?”, em vez de “Quantas vezes o leite é consumido?”) vem gerado muita discussão acerca da contribuição dessa informação para melhorar a validade dos QFAs.

Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER