Tomografia convencional: vantagens e desvantagens

Tomografia convencional: vantagens e desvantagens
MEDICINA
A tomografia computadorizada (TC) consistem um procedimento que utiliza raios X em diferentes intensidades no organismo com o intuito de construir uma imagem interna no organismo. Ela se diferencia da radiologia convencional em alguns aspectos.

A utilização da tomografia computadorizada apresenta algumas vantagens nítidas em relação à tomografia convencional, em especial no que diz respeito a precisão das imagens na identificação de anomalias nos tecidos, diferentes de densidade de 0,5% podem ser identificadas na tomografia computadorizada, ao passo que na radiologia convencional essa margem sobre para 5%.

A utilização de equipamentos específicos que atenuam o impacto da radiação no organismo humano torna a tomografia computadorizada um dos procedimentos mais recorrentes dentro do ambiente hospitalar, apesar das suas inúmeras outras aplicações.

A preocupação com a probabilidade (ainda que pequena) de mutações genéticas provenientes dos raio X é praticamente a única desvantagem encontrada na utilização da tomografia convencional, entretanto como essas exposições são sempre rápidas e controladas, o risco torna-se praticamente nulo.

Colunista Portal - Saúde
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Seja um colunista
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ARTIGOS RELACIONADOS