Células escamosas Parabasais

MEDICINA
As células parabasais são distintamente maiores do que as células basais. Na ausência de alterações inflamatórias ou degenerativas, as células parabasais são redondas ou ovais e mostram uma reação ao corante cianofílica.

O citoplasma tem um grau maior de translucência e se cora menos intensamente que as células basais. A forma do núcleo corresponde à forma da célula.

As células parabasais medem 15 à 30um de diâmetro; o núcleo ocupa a maior parte da célula (relação núcleo-citoplasma elevada). Quando as células parabasais descamam espontaneamente do epitélio, elas são freqüentemente isoladas e com formato arredondado; porém quando se desprendem do epitélio por raspagem, a persistência das pontes intercelulares dá ao citoplasma uma aparência estirada, e a descamação ocorre em agrupamentos.

As células parabasais podem ser elementos dominantes nos esfregaços de mulheres menopausadas ou após oforectomia, e nas mulheres jovens afetadas por lesões infecciosas ou traumáticas que desnudaram as camadas profundas do epitélio.

As células basais, provenientes da camada mais profunda do epitélio, são raramente encontradas, pois é necessária uma raspagem total da mucosa para observá-las.


Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Seja um colunista

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ARTIGOS RELACIONADOS

;