Transformação digital: o que mudou nas principais áreas do mercado de trabalho

Transformação digital: o que mudou nas principais áreas do mercado de trabalho
INFORMATICA

Hoje, é comum imaginar uma empresa 100% online. Mas qual foi o caminho para se chegar a este lugar? A transformação digital. Não sabe do que estamos falando? Não tem problema! Neste artigo, você vai entender como ela impacta a sua vida diariamente. 

 

 

O que é isso, afinal?

Antes de falarmos das mudanças que ela trouxe para o mercado de trabalho e as previsões para os próximos anos, é importante que você saiba o que é essa tal de transformação digital. O termo se refere à migração dos produtos e serviços do meio analógico para o ambiente online. 

Esse movimento pode ser percebido nos mais diversos setores, principalmente nos últimos anos. Com o avanço das tecnologias e a facilitação do acesso à internet, muitos negócios passaram a atuar no meio digital, ocorrendo, muitas vezes, uma migração total. 

 

Quais os impactos da transformação digital no mercado de trabalho?

Sem dúvida, a área que mais passa por modificações é a de tecnologia. Os novos equipamentos, formatos e métodos são responsáveis por uma mudança constante nas práticas de quem atua em profissões ligadas principalmente à Tecnologia da Informação. Com um mundo mais conectado, isso impacta diretamente todos os outros setores. 

 

Mas quais são os efeitos disso no mercado de trabalho? Bem… Com a automatização dos serviços, a tendência é que, cada vez menos, as atividades técnicas sejam executadas por humanos. 

 

Uma área bastante impactada, por exemplo, é a da saúde. Hoje, a telemedicina é uma realidade. Isso garante não só que as pessoas não precisem se expor a riscos desnecessários, mas também que especialistas possam atender a pacientes que se encontram em lugares de difícil acesso. Ainda, os equipamentos contam com tecnologias cada vez mais avançadas, o que torna os diagnósticos mais precisos e os tratamentos mais eficazes.

 

Outro exemplo é a área da educação. O aumento da procura por ensino a distância, a facilidade de encontrar materiais complementares e a mudança na forma de consumir conteúdo no geral causaram mudanças estruturais nesse segmento. Essas mudanças são irreversíveis e foram acentuadas com a pandemia neste ano. 

 

As principais mudanças do ensino em 2020

 
 

Como identificar os principais pontos e antecipar as mudanças?

Com a migração para o digital, alguns fatores precisam ser levados em consideração. Se antes o consumidor era tido como passivo ou receptor, agora ele é parte fundamental da concepção de um produto ou serviço. Nesse sentido, áreas como relacionamento, experiência do usuário (UX) e análise de dados passaram a ter um peso muito maior dentro das organizações. 

 

Por isso, focar no seu aprimoramento pessoal e profissional pode ser a chave para estar imerso de vez nessa realidade, afinal, a cultura organizacional só muda quando as pessoas que fazem parte dela mudam. A tendência é que os avanços sejam cada vez maiores e em cada vez menos tempo. Portanto, antecipar comportamentos e se manter por dentro das novidades da área de tecnologia pode ser a chave para que um negócio tenha sucesso.

 

E, nessa hora, o ensino online pode ser um grande aliado! Tendo a comodidade de estudar quando e onde quiser, fica mais fácil ganhar familiaridade com a área ou aprofundar seus conhecimentos. Pensando nisso, nós estabelecemos uma parceria com a Digital House, escola referência na área de tecnologia, para trazer o que há de mais atual em ensino online sobre o assunto. Comece a estudar hoje mesmo para desenvolver as habilidades que vão fazer a diferença na sua carreira!

 

Desenvolva as habilidades para a era da transformação digital

 

Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER