Mídias sociais x Redes sociais: Qual a diferença?

Mídias sociais x Redes sociais: Qual a diferença?
INFORMATICA
Rede Social

Pode ser entendida como um grupo de pessoas que compartilham do mesmo interesse. Podendo ser uma banda, filosofia, estilo de vida etc. sendo assim as Redes Sociais possibilitam através de serviços criados para facilitar as relações sociais, para que as pessoas possam compartilhar os mesmos interesses. As Redes Sociais são caracterizadas como plataformas interativas, contendo uma grande gama variada de serviços agregados. Permitindo a conectividade entre as pessoas, em sites de relacionamento. São diversas as aplicações existentes nestes sites que tornam toda a experiência de se comunicar com outras pessoas mais interessante.

Mídia Social


Entende-se como Mídia toda a imprensa (jornais, Rádio, TV etc.) mesmo que muitos conteúdos estejam restringidos por seus proprietários, na Internet a situação é diferente, pois proporciona uma plataforma para que as vozes individuais possam ser ouvidas. Assim sendo, a Mídia Social, aparece em diversas formas. O termo em si não se refere apenas aos meios de comunicação atuais, mas, sobretudo ao seu conteúdo. Sendo assim tudo o que está na Mídia Social está disponível para todos lerem, se envolverem e contribuírem.
Uma característica interessante e fundamental que está agregada às redes sociais é que elas são um meio de comunicação de “muitos para muitos”, sendo esta uma relação complexa entre o público que usufrui das informações e do remetente (portais da Internet).

O extenso impacto nas empresas

Acontece que na sociedade digital todos os indivíduos confiam uns nos outros, muito mais do que nas mensagens de marketing propagadas pelas empresas. Os estudiosos sugerem que na era digital presente, as empresas não possuem mais um total controle de seu marketing. Em contra partida, a ausência do controle levanta o crédito para a Mídia Social, a ausência desta autoridade editorial insinua que a qualidade e a precisão podem ser comprometidas, relacionado ao conteúdo produzido pelos profissionais.

Para tanto existem tipos de mídia social. Sendo elas:

Redes Sociais: Onde os usuários compartilham conteúdos, sendo eles textos, vídeos, fotos e interesses pessoas através de redes sociais, como: Facebook, MySpace, YouTube entre outros...

Social Bookmarking: Local onde os usuários podem compartilhar as suas páginas favoritas através de sites que permitem que eles as salvem. Exemplos: Del.icio.ous e Digg.

Blogs e MicroBlogs: Local onde os usuários podem compartilhar as suas fotos e vídeos em sites que permitem o envio (upload) gratuitamente. A visualização deste material pode ser segmentada apenas a amigos e familiares dos usuários. Exemplos: Twitter, Blogger, Wordpress etc...

Concluindo...

Sendo assim, podemos concluir que as Mídias e Redes Sociais estão cada vez mais fixas na vida de todos os indivíduos que navegam e principalmente para aqueles que trabalham com a Internet e indiretamente aqueles que não são profissionais conectados exclusivamente a ela. Sendo isto um impacto muito amplo e que os estudos ainda estão em andamento, sobre a forma como as mensagens dos internautas podem mudar toda a hierarquia que surgiu desde os primórdios da imprensa. Aonde tudo o que era ditado era posto como verdade.

A partir do momento em que essas ferramentas nasceram, os internautas começaram a criar seus próprios conteúdos, a se interagir com a mídia tradicional, trazendo uma nova maneira de ler, ver e ouvir os acontecimentos. Sendo assim, os meios de comunicação foram forçados a se juntar a estas inovações tecnológicas, sendo assim, as pessoas passaram de, apenas receptores das mensagens das mídias, para também, transmissores das suas mensagens. Ainda a muito do que se falar sobre este assunto, visto que no Brasil, principalmente, as pessoas passam grandes horas conectadas, e tudo isso está gerando impactos que estão sendo examinados e que já proporcionam grandes movimentações por parte das pessoas. Uma vez que elas compartilham de todo o procedimento.

Colunista Portal - Informática E Tecnologia
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Seja um colunista
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER