Doenças Microbianas de Origem Alimentar

Doenças Microbianas de Origem Alimentar
FARMACIA
As doenças microbianas de origem alimentar podem ser subdividas em duas grandes categorias:

a) Intoxicações alimentares, causadas pela ingestão de alimentos contendo toxinas microbianas pré-formadas. Estas toxinas são produzidas durante a intensa proliferação dos microrganismos patogênicos nos alimentos. Neste grupo se enquadram os clostrídios, Staphylococcus aureus, Bacillus cereus (forma emética) e fungos produtores de micotoxinas.

b) Infecções alimentares, causadas pela ingestão de alimentos contendo células viáveis de microrganismos patogênicos. Estes microrganismos aderem na mucosa do intestino e proliferam, colonizando-o. Em seguida, pode ocorrer a invasão da mucosa que leva a penetração no tecido. Entre estas bactérias se destacam as salmonelas, Escherichia coli invasiva, Yersinia enterocolitica, Vibrio cholerae e Campylobacter jejuni.

Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER