O que é Estenose ou atresia aórtica

O que é Estenose ou atresia aórtica
FISIOTERAPIA
A atresia aórtica é incompatível com a vida e a estenose depende da sua intensidade. Existem dois tipos: valvular e subvalvular. Na estenose valvular ocorre um mau desenvolvimento das cúspides, criando um diafragma fibroso e espessado. Na subvalvular ocorre um anel fibroso espessado abaixo das cúspides.

A estenose aórtica congênita pode ser classificada também como: valva unicúspide, bicúspide ou tricúspide. A valva unicúspide causa obstrução severa, sendo fatal em pacientes abaixo de um ano. A valva bicúspide raramente leva a obstrução significativa durante a infância. Suas alterações geram turbulência que leva a calcificação e rigidez da valva, que manifestará com sinais de estenose na vida adulta (discutiremos esse assunto no módulo IV: doenças valvares). A valva bicúspide pode levar a endocardite infecciosa. Na valava tricúspide ocorre desigualdade de tamanho entre as cúspides e certo grau de fusão comissural. Como na valva bicúspide, normalmente não ocorre distúrbio hemodinâmico significativo na infância, mas sua estrutura alterada irá causar sua degeneração com o passar dos anos.

Esta cardiopatia manifesta-se clinicamente com hipertrofia ventricular esquerda, podendo ou não aparecer uma dilatação pós-estenótica da raiz da aorta.

Pode-se notar nesta cardiopatia um sopro sistólico e algum frêmito.

As estenoses leves podem ser tratadas de forma conservadora com profilaxia antibiótica e evitando exercícios que podem levar à morte súbita. A cirurgia é indicada tanto nas estenoses leves quanto nas intensas.

Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER