Pesquisar

Fibras musculares e seus tipos

O músculo esquelético é um tecido formado pela união de células alongadas, denominadas fibras musculares. Essas fibras se contraem através de descargas elétricas comandadas pelo cérebro de forma individual ou coletiva.

As contrações produzidas pelas fibras musculares permitem a multiplicidade de movimentos realizados pelo ser humano. Essa diversidade de ações demonstra o complexo controle que o sistema nervoso exerce sobre os músculos e demonstra as variadas características de cada tipo de fibra muscular.

Os músculos, ou mesmo os grupamentos musculares, tem a capacidade de responder, aprender e adaptar-se a movimentos que exijam simples ou elevada coordenação, pequenas ou grandes intensidades de esforços e, ainda, manutenção da atividade por curtos ou longos períodos, de acordo com suas características de classificatórias.

Como identificar a fibra muscular

As fibras musculares podem ser identificadas através de suas características contráteis e metabólicas e são classificadas com as seguintes denominações: fibras do tipo I, conhecidas como fibras de contração lenta e fibras do tipo II A e IIB, também denominadas fibras de contração rápida.

Essas duas últimas, embora ambas sejam de contração rápida apresentam algumas características que se diferenciam uma da outra. A classificação que dividia as fibras em brancas e vermelhas está em desuso porque foi idealizada com base em amostras modificadas por corantes, o que alterou a cor original da fibra e, portanto, levava a uma interpretação errada das suas características.

Essa velocidade de contração que categoriza cada tipo de fibra muscular está diretamente relacionada à inervação que essa fibra apresenta. Com efeito, uma inervação mais calibrosa disponibiliza a transmissão de impulsos elétricos de maior frequência (em Hz)dos disparos sobre a unidade motora e quanto maior for essa frequência do disparo, maior será a velocidade de contração. Foi demonstrado que a frequência natural de disparo para recrutamento de fibras lentas situa-se na faixa dos 10 a 30 Hz; para fibras rápidas, na ordem de 80 a 100Hz.

Tipos de Fibras musculares

Conheça a seguir as principais características dos tipos de fibras musculares.

Fibras do tipo I (contração lenta – CL)

Também podem ser denominadas como fibras tônicas. São fibras que apresentam diâmetro pequeno e menor capacidade de produção de força do que as fibras de contração rápida. Elas seencurtam com relativa lentidão e geram energia predominantemente através do metabolismo aeróbico, ou seja, através do oxigênio.

São mais resistentes à fadiga, então conseguem manter atividades por maior tempo. Por isso são bem apropriadas para o exercício aeróbio prolongado e atividades que exijam maior resistência, como corrida em distância, ciclismo ou natação.

São encontradas em maiores quantidades nos músculos posturais do corpo, como os músculos interespinhais que auxiliam na estabilidade da coluna. As fibras são avermelhadas devido ao alto conteúdo de mioglobina no músculo.

Fibras do tipo II (contração rápida – CR)

Também chamadas de fibras fásicas. Exibem maior diâmetro do que as fibras lentas. São qualificadas como fibras de grande velocidade de encurtamento e alta capacidade de produção de força. Nas fibras deste tipo, a energia é gerada através de processos preferencialmenteanaeróbicos para contrações rápidas e vigorosas. Importantes contribuintes para o sucesso na execução de manobras que exijam contração muscular rápida e forte, como correr em velocidade ou saltar.

Possuem um número reduzido de mitocôndrias, uma capacidade limitada de metabolismo aeróbio e poucos capilares. Esses fatores contribuem para que essas fibras possuam menor resistência à fadiga, se comparadas com as fibras do tipo I.

No entanto, são ricas em enzimas glicolíticas, que proporcionam uma grande capacidade anaeróbia, requerida em atividades que necessitam de uma fonte de energia rápida. Podem ser subdivididas em dois tipos:

Tipo IIA

Fibras que possuem características intermediárias quanto ao diâmetro, resistência à fadiga, produção de força, velocidade de contrações o tipo de energia utilizado (aeróbia e anaeróbia), quando comparadas com as dotipo IIB.

TIPO IIB

Fibras que apresentam maiores diâmetros, velocidade de contração e capacidade de produzir força, além de menor resistência à fadiga quando comparadas com todas as outras. As fibras do tipo IIB também se caracterizam por utilizar a via glicolítica (anaeróbica) como sistema energético predominante.

Devemos entender que a maioria dos músculos apresenta uma mistura de todos os tipos de fibras musculares, porém, sempre há o predomínio de um dos tipos.

De modo geral, a maioria dos músculos são compostos por aproximadamente 50% de fibras tipo I, 25% de fibras de tipo IIA e os 25% restantes são representados por fibras de tipo IIB, sendo que também pode haver a presença das fibras intermediárias ou mistas de característica rápida, oxidativa e glicolítica. A existência dessa variabilidade entre as fibras ajuda a explicar de que modo as estruturas e funções musculares se adaptam ao treinamento.

Ficou interessado e quer saber mais sobre o assunto? Confira nossos cursos da área da Saúde e aprofunde seus conhecimentos!

Receba novidades dos seus temas favoritos

Se aprofunde mais no assunto!
Conheça os cursos na área da Biologia.

Mais artigos sobre o tema

Descubra mais sobre Blog do Portal Educação

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading