Controle de Qualidade na Indústria Farmacêutica

Controle de Qualidade na Indústria Farmacêutica
FARMACIA
A indústria farmacêutica, para garantir a qualidade e a segurança dos seus produtos para a população, deve ter inserida uma política de Gestão da Qualidade Farmacêutica, onde o controle de qualidade de seus produtos, desde os produtos finalizados, até os materiais e matérias-primas utilizados para a fabricação devem ser testados.

A análise de medicamentos é realizada com frequência na rotina dos laboratórios das indústrias, pois é um ponto crucial para a garantia da qualidade do produto e para uma maior segurança da população que irá consumir este medicamento.

Essa preocupação com a qualidade dos produtos farmacêuticos se deu devido aos diversos acontecimentos de medicamentos falsificados, adulterados e alterados. O que também pode acontecer é uma falha durante o processo, ou uma má conservação que poderá danificar o medicamento e, com isso, deixando de exercer seu papel fundamental na saúde.

Como é um problema de âmbito mundial, o controle de qualidade na indústria farmacêutica tornou-se parte do processo industrial, podendo, inclusive, ser considerado a etapa mais importante do processo.




Marcelo da Silva Dias
Possui graduação em FARMÁCIA - pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS (2006), Habilitação em Análises Clínicas pela UFMS (2007) e Pós-Graduação em Farmacologia (2010) é tutor de educação a distância - Portal Educação. Tem experiência na área de Farmácias e Drogarias, Distribuidora de produtos Hospitalares e Laboratório de Análises Clínicas.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER