Terapia por indução percutânea de colágeno ou microagulhamento

Terapia por indução percutânea de colágeno ou microagulhamento
ESTETICA

A terapia por indução percutânea de colágeno ou microagulhamento é uma técnica conhecida popularmente como roller, ou comumente utiliza-se nomes de marcas de aparelhos para designar a técnica. É composta por uma haste, ao qual se acopla um cilindro com microagulhas que realizam micro lesões ou micropunturações na pele com o objetivo de estimular colágeno.


Essas micro lesões desencadearão uma cascata inflamatória, e posteriormente o processo de reparação da pele ao qual os fibroblastos produzirão mais colágeno para tentar recompor aquele tecido que foi lesionado. O comprimento da agulha varia em média entre 0,3mm a 3,00 mm de comprimento, sendo que comprimentos maiores são exclusivos de uso médico.


Como a técnica auxilia na permeação de ativos podem ser associados à fatores de crescimento, vitamina C, ácido hialurônico e outros ativos. Dentre suas indicações destaca-se a utilização em estrias, sequelas de acne, rejuvenescimento e terapia capilar.


Porém é uma técnica séria que necessita de qualificação profissional por parte do esteticista, e alguns aspectos devem ser obedecidos como só utilizar aparelho registrado pela Anvisa, realizar anamnese criteriosa, observar os parâmetros quanto ao comprimento da agulha, descartar o material utilizado que deve ser de uso individual, exercer a técnica com conhecimento dos ativos utilizados e observar as contraindicações.


Observando cuidadosamente todos estes aspectos, com certeza é um tratamento que veio para agregar valor e que surtirá excelente resultados.

Cristiane Borges Rocha de Jesus
Graduada em Estética e Cosmética. Especialista em Estética e Cosmetologia. Especialista em Docência do Ensino Superior.
Seja um colunista
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER