Um pequeno trecho da história da serigrafia

Um pequeno trecho da história da serigrafia
COTIDIANO
A serigrafia é uma técnica antiga mais versátil que existe para decoração, ou impressão em diversos materiais desde materiais planos até os irregulares. Uma técnica que surgiu na China. Mas somente no começo do século XIX é que a serigrafia foi sendo aperfeiçoada. Depois de alguns séculos mais tarde, as técnicas de serigrafias foram se desenvolvendo na Europa, onde encontramos as melhores e mais utilizadas atualmente. A palavra serigrafia vem de "sericum" que em latim significa seda e "graphia", que em grego significa desenhar, escrever e/ou gravar.

Consta-se que a serigrafia descende da técnica de impressão por molde vazado. Os egípcios já usavam a técnica de molde vazada centenas de anos antes do nascimento de Cristo. Na verdade, os primeiros registros dessa técnica, são de telas produzidas no Japão, e eram feitas de fios de cabelos humanos trançados e as máscaras de que vedavam a passagem da tinta eram feitas com folhas de árvores e papéis.

Já no final do século XIX, surge na França, o POCHOIR, que hoje é conhecido como molde vazado e foi aprimorado e patenteado na Inglaterra por Samuel Simon em 1907. Difundida pelos americanos durante a Segunda Guerra Mundial, a serigrafia torna-se conhecida como Silk-Sreen, ou tela de seda.

A serigrafia também é usada para fins artísticos, onde foi muito utilizado pelo artista plástico Andy Warhol do movimento pop art. Andy, usou a técnica da serigrafia para retratar a mecanização da nova cultura, onde transformou celebridades em ícones, e imagens do dia a dia.

Colunista Portal - Dia A Dia E Estética
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER