Protocolo de Manchester

Protocolo de Manchester
ENFERMAGEM
O protocolo de Manchester consiste em um sistema de triagem baseado em cinco cores: vermelho, laranja, amarelo, verde e azul, sendo vermelho representando os casos de maior gravidade, e azul os casos de menor gravidade. Esse sistema já é empregado mundialmente, sendo poucos hospitais ou clínicas que não aderiram a esse sistema.

Como funciona?
A triagem analisa diversas variáveis que implicam a gravidade do paciente: intensidade das dores, sinais vitais, sintomas, glicemia, quadro clínico entre outros indicadores que irão variar de acordo com a instituição. A seguir apresentamos a escala de cores mais utilizada e as características de cada uma na hora do atendimento.

Vermelho (emergência): neste caso o paciente necessita de atendimento imediato.

Laranja (muito urgente):
o paciente necessita de atendimento o mais rápido possível.

Amarelo (urgente):
neste caso o paciente necessita de avaliação, o caso não é considerado emergência, e o paciente já têm condições de aguardar o atendimento.

Verde (pouco urgente):
Casos pouco graves, que podem inclusive serem tratados ambulatorialmente.

Azul (não urgente):
Casos de baixa complexidade, o paciente deve ser tratado ambulatorialmente.

O protocolo de Manchester apresenta algumas falhas em especial em um sistema de saúde como o brasileiro, a falta de leitos, médicos entre outros problemas muitas vezes impossibilitam a adoção do método. Vale ressaltar problemas relativos ao poder aquisitivo dos pacientes, sobrecarga do setor de enfermagem, generalização dos casos entre problemas que já foram sinalizados em muitas instituições que tentaram implantar o sistema. A tendência é que seja criado um modelo híbrido de acordo com as necessidades do hospital ou instituição hospitalar.

Colunista Portal - Saúde
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER