O que é Matemática Financeira?

O que é Matemática Financeira?
PEDAGOGIA
A Matemática Financeira é um dos ramos da disciplina que tem o seu emprego na variação do dinheiro no decorrer do tempo. Sendo ligada aos regimes econômicos com o surgimento do sistema financeiro e do crédito.

A Matemática Financeira é totalmente ligada a utilidade do dinheiro que gera lucro. Porém toda a sua propriedade por si só não representa rendimento assim como ela geralmente é entendida.

As principais dificuldades estão relacionadas ao valor do dinheiro no tempo – juros e inflação – e quanto isso aplicado a empréstimos, avaliação financeira de investimentos e projetos.

Pode ser aproveitada também no prelo de ações e derivados. Sendo introduzida de forma prática a partir do 7° ano do Ensino Fundamental, através da estrutura de funcionamento de juros simples e juros compostos.

Para uma adequada aprendizagem dos métodos de aplicações financeiras, está no entendimento da porcentagem, pois o aluno conhecerá na prática os cálculos porcentuais, suas formas de reprodução e em casos que abrange finanças.

Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Seja um colunista

ASSINE NOSSA NEWSLETTER