Metodologia da pesquisa científica

Metodologia da pesquisa científica
PEDAGOGIA
A Metodologia Científica é o conjunto de abordagens, técnicas e processos utilizados pela ciência para formular e resolver problemas de aquisição objetiva do conhecimento, de uma maneira sistemática.

A Pesquisa científica é a realização concreta de uma investigação planejada, desenvolvida e redigida de acordo com as normas da metodologia consagradas pela ciência.

Este tipo de pesquisa também pode ser definido como o conjunto de procedimentos sistemáticos, baseados no raciocínio lógico, que tem por objetivo encontrar soluções para os problemas propostos mediante o emprego de métodos científicos.

Segundo as suas finalidades a pesquisa científica pode ser classificada em:

• Pesquisa pura (básica): satisfação do desejo de adquirir conhecimentos, sem que haja uma aplicação prática prevista;
• Pesquisa aplicada: os conhecimentos adquiridos são utilizados para aplicação prática voltada para a solução de problemas concretos da vida moderna.

Existem as seguintes modalidades de pesquisa:

1) Exploratória: seu objetivo é a caracterização inicial do problema, sua classificação e de sua definição. Constitui o primeiro estágio de toda pesquisa científica;
2) Teórica: tem como objetivo ampliar generalizações, definir leis mais amplas, estruturar sistemas e modelos teóricos, relacionar e enfeixar hipóteses;
3) Aplicada: tem como objetivo investigar, comprovar ou rejeitar hipóteses sugeridas pelos modelos teóricos;
4) Pesquisa de campo: é a observação dos fatos tal como ocorrem. Não permite isolar e controlar as variáveis, mas perceber e estudar as relações estabelecidas;
5) Experimental:
objetiva criar condições para interferir no aparecimento ou na modificação dos fatos, para poder explicar o que ocorre com fenômenos correlacionados.
6) Bibliográfica: Recupera o conhecimento científico acumulado sobre um problema.

Quanto aos objetivos, as pesquisas podem ser:

• Pesquisa exploratória:
proporcionar maior familiaridade com o problema. É feita por meio de levantamento bibliográfico, entrevistas ou estudos de caso;
• Pesquisa descritiva:
os fatos são observados, registrados, analisados, classificados e interpretados, sem interferência do pesquisador. É feito pelo uso de técnicas padronizadas de coleta de dados (questionário e observação sistemática);
• Pesquisa explicativa: busca identificar fatores determinantes para a ocorrência dos fenômenos. Nas Ciências naturais é feita pelo método experimental; nas ciências sociais pelo método observacional.


Quanto à forma de abordagem, as pesquisas são classificadas em:


• Pesquisa quantitativa: traduz em números as opiniões e informações para serem classificadas e analisadas. É feita por meio de técnicas estatísticas;
• Pesquisa qualitativa: é descritiva. As informações obtidas não podem ser quantificáveis e os dados obtidos são analisados indutivamente. A interpretação dos fenômenos e a atribuição de significados são básicas no processo de pesquisa qualitativa.

As fases do processo metodológico são organizadas assim:


Formulação do problema – Formulação da Hipótese – Colher dados – Análise dos dados – Conclusões e generalizações – Redação

O problema de pesquisa pode ser entendido como uma questão que desperta interesse e curiosidade cujas informações parecem não ser suficientes para a solução.

A hipótese é uma declaração que antecipa a relação entre duas ou mais variáveis. O problema, pesquisa e hipóteses estão intimamente ligados. A hipótese é uma resposta antecipada do pesquisador, que a deduziu da revisão bibliográfica.

Nos estudos quantitativos pode ser colocada à prova para determinar sua validade. A hipótese conduz a uma verificação empírica e tornar-se importante para que a pesquisa apresente resultados úteis.

A variável refere-se ao fenômeno a ser pesquisado. Pode-se denominar de variável o campo de variação de cada tipo de dado a ser pesquisado:


Variável Independente é aquela que influencia, determina ou afeta uma variável;
Variável Dependente é aquela que será explicada, em função de ser influenciada, afetada pela variável independente.

O Referencial Teórico Envolve a montagem do quadro referencial teórico, de abordagem clássica ou atual, ligado diretamente ao problema de pesquisa, que o aluno utilizará para obter subsídios, visando definir, com mais clareza, os diversos aspectos a ser objeto de levantamento de campo.

Concluindo, as etapas da Pesquisa Científica são:


1. Escolha do tema;
2. Revisão de literatura;
3. Justificativa;
4. Formulação do problema;
5. Determinação de objetivos;
6. Metodologia;
7. Coleta de dados;
8. Tabulação dos dados;
9. Análise e discussão dos resultados;
10. Conclusão da análise dos resultados;
11. Redação e apresentação do trabalho científico.

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