Cultura e Arte: Conceitos e Definições

Cultura e Arte: Conceitos e Definições
PEDAGOGIA

Podemos considerar a cultura como um conjunto de todo ser e fazer humano em uma sociedade em um determinado período, ou seja, podemos compreender a cultura como a expressão coletiva do homem no contexto social onde atua e estabelece suas relações.

A cultura é o resultado de como o ser humano se comunica, interpreta e reflete sua vivência em um determinado contexto, seja pela música, dança linguagem, moda, artes, alimentação, comportamentos, consumo, lazer e tradições.

Dentre os principais elementos que compõem a cultura destacamos:
Conhecimentos: são informações que as pessoas vão acumulando, transmitindo e relacionando entre si, de acordo com sua vivência e seu cotidiano. Cada cultura privilegia um conjunto de conhecimentos para passar de geração a geração.

Crenças: é algo em que se acredita como, por exemplo, a fé religiosa.

Valores: podem ser objetos ou, como queremos destacar aqui, princípios e padrões que orientam o comportamento das pessoas.

Normas: são as regras, em geral não escritas, mas conhecidas por todos, que orientam como as pessoas devem agir cotidianamente para facilitar o convívio.

Símbolos: são representações físicas ou sensoriais, com significados que o homem atribui de acordo com o momento histórico ou lugar. Por exemplo, uma bandeira é um símbolo, um gesto de mão pode ser um símbolo, um objeto pode ser um símbolo.

Usos: padrões de comportamento reconhecidos e aceitos pelo grupo social de um mesmo país, estado ou região; embora bastante adotados, não são obrigatórios.

Costumes: padrões de comportamento que o grupo social espera que seus integrantes adotem. Cada país, região e cidades possuem costumes diferentes que além dos aspectos sociais podem ser influenciados por outras questões como, por exemplo, aspectos geográficos.

Leis: são regras de comportamento normalmente escritas, complexas, que cada sociedade (nem todas) adota como forma de organizar e facilitar o convívio.

Tradições: é o conhecimento que se transmite oralmente de geração para geração;

Hábitos: maneira de ser e agir que se repete com frequência, sem racionalização.

Personagens: são pessoas que possuem uma representatividade histórica e/ou contemporânea, locais e regionais, ligados às artes, à literatura, à história e a política.

Quer saber mais sobre o assunto? Confira os cursos de Gestão Cultural e Cultura e a Educação, e utilize o certificado dos cursos para complementar suas atividades acadêmicas.

Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER