Comportamento do peritônio na cavidade pélvica

Comportamento do peritônio na cavidade pélvica
MEDICINA
O peritônio é dito como a maior e mais complexa membrana serosa de dupla face que reveste o abdome através da membrana parietal e reflete sobre as vísceras na cavidade pélvica através da membrana visceral.

Os ovários, a tuba e o útero estão situados nessa cavidade entre a bexiga que é anterior a eles e o reto que é posterior a eles. O peritônio recobre a bexiga e reflete do assoalho e paredes laterais da pelve sobre o útero, formando uma prega transversal, o ligamento largo do útero.

Após refletir sobre todo o útero o peritônio reflete no reto. O ligamento largo do útero divide a cavidade em dois compartimentos, um anterior e outro posterior.

O anterior fica entre a bexiga e o útero, denominado escavação vésico uterina. O posterior fica entre o útero e o reto, denominado escavação reto uterina.

O útero e a tuba ficam envolvidos pelo ligamento largo e se prendem a borda superior deste. Já os ovários se prendem a face posterior do ligamento por uma prega, denominada mesovário.

O ligamento largo junto com o ligamento redondo do útero são as duas maneiras de fixação do útero.

O ligamento redondo do útero encontra-se em uma região ântero superior no útero e é um vestígio da mudança de posição da gônada (ovário) em relação à posição embrionária sobre a parede abdominal posterior.

Você sabia? Que o ligamento largo, sendo extremamente distensível, acompanha o útero quando o mesmo aumenta o tamanho durante a gestação. Assim, as tubas e os ovários também acompanham o útero, por estarem incluídos no ligamento largo.

Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Seja um colunista

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ARTIGOS RELACIONADOS