Clonazepam: O que é e para que serve?

Clonazepam: O que é e para que serve?
PSICOLOGIA
O clonazepam pertence a uma classe química ou família de remédios conhecida como benzodiazepínicos, que possuem como principais propriedades inibição leve das funções do SNC permitindo com isto uma ação anticonvulsivante, alguma sedação, relaxamento muscular e efeito tranquilizante.

É encontrado comercialmente como:
• Rivotril;
• Clonatril.

O clonazepam, um benzodiazepínico, pode ser considerado tão efetivo quanto à clomipramina no tratamento do TOC, mesmo quando utilizado de forma isolada. Podem ainda ser associados aos ISRS, principalmente quando há severo componente ansioso ou insônia no TOC.

Seus efeitos colaterais vão desde sonolência, ataxia, vertigem, tremores, perda de equilíbrio e coordenação anormal, de acordo com o organismo de cada paciente.

De acordo com Marques (2007) e Sadock (2007), ele pode ser utilizado como anticonvulsivante e nos transtornos de ansiedade, onde ainda se afirma que a combinação do clonazepam com antidepressivos também tem sido útil quando sintomas de pânico se associam ao TOC, pois há uma potencialização dos sedativos do clonazepam quando associado à clomipramina.

Caso a associação for com a fluoxetina, o clonazepam pode minimizar a ansiedade e a insônia eventualmente produzidas por esse antidepressivo.

O Clonazepam deve ser usado pelo menos durante quatro semanas para que se possa avaliar melhor seus efeitos, com doses variando de 1 a 5 mg por dia. Mas cuidado, pode haver, não obstante, algum risco de dependência quando o tratamento é mais prolongado.

Os sintomas de superdosagem com clonazepam, similares àqueles causados por outros depressores do SNC, incluem sonolência, confusão, coma, reflexos diminuídos, parada respiratória e em casos extremos, morte.

Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Seja um colunista
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER