Regras do Xadrez: As técnicas aplicadas na série Gambito da Rainha do Netflix

Regras do Xadrez: As técnicas aplicadas na série Gambito da Rainha do Netflix
EDUCACAO-FISICA

O jogo de xadrez causou muita curiosidade depois que a Netflix lançou a série Gambito da Rainha. Aliás, você já a viu?

A série conta a história de Beth Harmon, interpretada pela atriz, Anya Taylor-Joy. Beth, é uma menina órfã que se demonstra ser um prodígio no jogo do Xadrez.

Poucas pessoas compreendem as regras do jogo e para você começar a jogar xadrez, fizemos um levantamento sobre as principais regras e peças.

As Peças e Movimentações

Cada oponente dispõe de oito peões, duas torres, dois cavalos, dois bispos, o Rei e a Dama (ou Rainha).

Rei

O Rei pode movimentar-se apenas uma casa em qualquer direção. Com exceção do roque, quando ele se movimenta duas casas em direção a uma das torres, e a torre cola no Rei. Não é permitido que os dois reis fiquem colados um no outro. Tem que haver pelo menos uma casa de distância entre os dois reis.

O Rei é a única peça que não pode ser capturada. Quando ele está sendo atacado, ele fica em xeque, e é forçado a sair da situação do xeque. Existem três alternativas dele sair do xeque.

  • Dica 1: Mover-se para uma casa que não esteja sendo atacada por nenhuma outra peça.
  • Dica 2: Capturar a peça que está colocando-o em xeque.
  • Dica 3: Colocar uma peça cobrindo o ataque da peça que está colocando-o em xeque.

Aqui você precisa prestar atenção:

Quando o xeque está sendo aplicado pelo cavalo, essa terceira opção não funciona, já que o cavalo tem a capacidade de pular outras peças.

Quando o Rei não pode se livrar do xeque, ele está em Xeque-Mate, e então seu oponente ganhou o jogo. Já que o objetivo do jogo é justamente esse: aplicar o Xeque-Mate.

Dama 

A Dama pode fazer o mesmo movimento do Rei, com apenas uma diferença. Pode se mover em todas as direções, quantas casas quiser. Podemos dizer, também, que ela faz o movimento da Torre e do Bispo junto, ou seja, movimenta-se nas horizontais, verticais (movimentos das torres) e nas diagonais (movimento dos bispos).

Torres 

As Torres movimentam-se nas verticais e horizontais.

Bispos 

Os Bispos movimentam-se pelas diagonais. Os bispos da casa branca, pelas diagonais da casa branca, e os bispos da casa preta, pelas diagonais da casa preta.

Cavalos 

Os Cavalos movimentam-se uma casa numa direção e outra casa na diagonal, em forma de L. Ou duas casas para um lado e uma pro outro, como podem preferir. É a única peça que pode pular outra peça. Seu xeque não pode ser coberto. As únicas maneiras de se sair do xeque do cavalo é capturando-o ou movendo o Rei.

Peões 

Os Peões movem-se uma casa para frente, e capturam movendo-se uma casa na diagonal. Na jogada inicial de cada peão ele pode mover-se uma ou duas casas.

Tomada En Passant: Quando um peão está na quinta casa e o peão adversário avança duas casas, o peão da quinta casa pode capturá-lo, passando para a casa vazia (casa de passagem) do segundo peão, movendo-se uma casa na diagonal. Esse movimento só pode ser executado no lance seguinte ao movimento.

Promoção: Quando um peão alcança a oitava casa, ele é promovido por qualquer outra peça de maior valor (Dama, Cavalo, Bispo ou Torre), exceto o Rei. É possível ter mais de uma Dama.

Roque Roque Grande - O Rei move-se duas casas em direção à Torre do lado da Dama, e a Torre junta-se ao Rei.

Roque Pequeno - O Rei move-se duas casas em direção à Torre do seu lado, e a Torre junta-se ao Rei.

Aqui você precisa prestar atenção:

O Rei não pode ter se movido durante a partida, e não pode estar em xeque.

Não pode haver nenhuma peça entre o Rei e a Torre, que não pode ter sido movida até o momento do Roque.

Não pode haver nenhuma casa sendo atacada entre o Rei e a Torre.

Possíveis Resultados de um Jogo de Xadrez

Xeque 

Quando o Rei está sendo atacado, dizemos que ele está em Xeque. O Rei é a única peça que não pode ser capturada. Portanto quando ele está em Xeque, é obrigado a sair dessa posição de ataque. Movendo-se, capturando a peça que está atacando, ou interceptando o ataque, colocando uma peça na frente.

 

Xeque-Mate 

Quando o Rei está impossibilitado de sair do Xeque, então está em Xeque-Mate. E então a partida é encerrada, com a vitória do jogador adversário.

 

Empate 

Existem algumas situações em que nenhum dos oponentes vence, e a partida fica empatada.

Quando o Rei está "afogado", ou seja, é a vez dele de jogar, mas não pode movimentar nenhuma de suas peças, principalmente o Rei, porque esse, para qualquer casa que for se mover, fica em posição de Xeque.

Quando sobram apenas os dois Reis no tabuleiro.

Depois que se sucedem 50 lances sem captura de peças ou movimento de peão. Essa contagem dos lances pode ser iniciada a qualquer momento da partida, mas, sempre que houver captura de peças ou movimento de peão, a contagem dos lances volta para o início.

Agora que você já aprendeu e sabe como jogar xadrez, você sabia que o nome da série foi inspirado em um movimento muito estratégico do jogo?

Pois é, no jogo o movimento é chamado de Gambito da Dama, se trata de uma ação estratégica de abertura do tabuleiro para as peças do peão. Interessante, né?!

Lucas da Arcela Seixas de Souza
Lucas Seixas tem 35 anos, nasceu e mora em Salvador-BA, estudou Geologia na UFBA, e é autor dos" Pequenos Fundamentos de Exobiologia". Também é professor de xadrez (completou 30 anos de xadrez agora em outubro), tendo feito inclusive o Curso de Arbitragem de Xadrez, certificado pela FIDE (Federação Internacional de Xadrez) e CBX (Confederação Brasileira de Xadrez). Possui varios blogs sobre Xadrez
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER