O Que é Alongamento?

O Que é Alongamento?
EDUCACAO-FISICA
O alongamento muscular é um exercício natural destinado a relaxar os músculos antes e depois de uma atividade física mais intensa. De fácil execução e não competitivo, ele dá maior elasticidade aos músculos, tornando os movimentos mais fáceis e soltos.

Quanto mais alongado um músculo, maior será a movimentação da articulação comandada por ele, e, portanto maior a sua flexibilidade.

Trata-se de um exercício obrigatório no aquecimento para a prática de qualquer esporte ou com a função de promover uma melhora muscular e articular em alguns indivíduos.

Fique atento(a)!

A par de todas essas informações torna-se inaceitável que você considere o alongamento um exercício “chato”, que só serve para perder o seu tempo em uma aula de qualquer atividade física!


Classificação de Alongamento

Da mesma forma que a flexibilidade, o alongamento também pode ser classificado em dois tipos, levando-se em conta a forma de execução. Existe o alongamento passivo e o ativo.

a) Alongamento Passivo

É feito com a ajuda de forças externas, que podem ser uma outra pessoa ou aparelhos (faixas elásticas, bastões, bolas).

b) Alongamento Ativo

É o mais comum, onde a pessoa realiza sozinha o alongamento, através de movimentos voluntários.

Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER