Cutting na musculação

Cutting na musculação
EDUCACAO-FISICA
O cutting na musculação é o processo para as pessoas que desejam perder gordura, tentando minimizar ao máximo a perda de massa muscular magra. Normalmente esse processo é feito em revezamento com o bulking, que é quando o atleta treina e come com o intuito de ganhar muito peso e muita massa muscular.

Em entrevista ao Portal Educação Carlos Augusto Chudechi, treinador e educador físico, explica: “são processos de fases feitas com estratégia para ganho de massa e para definição, e manutenção da massa muscular. Lembrando que o bulking ou o off season é feita meses ou anos antes de um campeonato. E o cutting ou o pre contest é realizada para a fase de definição muscular onde o atleta tenta ficar o mais seco possível”.

O começo da estratégia é fazer o bulking, primeiro se ganha o peso e a massa muscular, para depois perder a gordura e buscar uma definição adequada. No bulking, normalmente o consumo de proteínas e carboidratos deve ser bem elevado. “Lembrando que cada atleta responde de forma diferente a cada off season e pre contest. Onde alguns respondem mais rápido com certos treinos e dietas e outros menos. Por isso precisamos conhecer e individualizar cada atleta”, relata.

Durante o cutting, a fase que busca a diminuição da porcentagem de gordura corporal, a dieta é alterada, diminuindo o consumo de carboidratos. Com a dieta alterada, deve-se tomar cuidado para não diminuir demais a quantidade de energia que será ingerida, para não perder a massa muscular adquirida durante o bulking. “Essa fase é muito mais estressante devido à restrição de alimentos. Assim, como treinador, baixo a intensidade na musculação com o intuito de não fazer com que meu atleta perca peso”, conta o treinador Carlos.

O bulking e o cutting são processos árduos e inevitáveis para a construção de um bom corpo. Conhecendo seu corpo e seguindo a risca o plano traçado, o objetivo será alcançado. Sempre consulte um profissional para te auxiliar. “Determinação. Forca de vontade são os princípios básicos. Lembrado que só 1% da população segue dieta juntamente com alimentação durante a vida inteira! Acredito que só grandes atletas conseguem seguir isso, pois realmente é muito difícil”, conclui Carlos.

Colunista Portal - Saúde
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER