A história da Lambreta

A história da Lambreta
PEDAGOGIA
O ano era o de 1946, em plena Segunda Guerra Mundial. Foram nessas condições que essa motoneta começou a ser fabricada. Ela nasceu de uma catástrofe e se transformou em um dos veículos mais populares na Itália. Em meio às destruições causadas pela guerra, uma fábrica de tubos de aço foi alvo de um ataque e acabou sendo destruída.

O dono dessa fábrica, Ferdinando Innocenti, tinha a intenção de reconstruir a sua fábrica e se deu conta que precisava construir um meio de transporte barato e seguro para os Italianos. Innocenti percebeu que o veículo não poderia consumir muita gasolina, algo que estava escasso no país que enfrentava uma guerra. Então Ferdinando se uniu à um engenheiro Pierlugi Torre e começam a idealizar o projeto da Lambreta.

Em 1947 a lambreta começou a ser produzida, a sua primeira versão foi chamada de Modelo Um e possuía 123 cilindradas e conseguia andar por 33 quilômetros com apenas um litro de gasolina, esse foi o ponto forte da lambreta, a sua economia no gasto de combustível.

No Brasil a Lambreta foi o primeiro veículo nacional a ser produzida em série. Teve início como Lambretta do Brasil S.A – Indústrias Mecânicas, no de 1955. A produção aconteceu de 1955 até 1960, em seu auge 50.000 por ano eram fabricadas. Foram lançados vários modelos e o último lançado foi o LI que tinha o câmbio de quatro marchas e foi o mais produzido no Brasil.

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