Os coquetéis mais famosos do mundo

Os coquetéis mais famosos do mundo
CULINARIA

Manhattan

Não se sabe ao certo a origem desse coquetel, a não ser que ele “nasceu” em Manhattan. Nos EUA é feito com uísque americano, mas no resto do mundo a preferência é pelo scotch (uísque escocês).

- 2 doses de whisky escocês

- 2 doses de vermute tinto

- 3 gotas de angustura

- 1 cereja ao marasquino

- gelo à vontade

Ponha o whisky, o vermute e a angustura na coqueteleira e agite bem. Sirva em um copo de coquetel com uma cereja ao fundo.

Margarita

A Margarita tem origem mexicana e, dizem, a melhor do mundo é servida no bar La Opera, na Cidade do México.

- 1 rodela de limão

- 3 doses de tequila

- 1 dose de curaçau

- 1 dose de suco de limão

- sal

Primeiro, gele um copo de coquetel e esfregue a rodela de limão pela borda.

Vire o copo sobre um prato de sal. Coloque gelo picado em uma coqueteleira e junte a tequila, o curaçau e o suco de limão. Agite bem e sirva no copo preparado anteriormente.

Martini seco

O Martini é o mais popular dos aperitivos. Mas sua história tem tantas versões que fica difícil saber a verdadeira. Nunca se deve tomar uma receita de Martini como definitiva, pois suas variações são tão confusas quanto sua história.

- 3 doses de gim

- algumas (4 a 6) gotas de vermute seco

- 3 cubos de gelo

- 1 azeitona

Gele um copo de coquetel. Ponha na coqueteleira o gelo, o gim e o vermute. Mexa ligeiramente e sirva no copo com uma azeitona no fundo.


Mary Pickford

Em plena Lei Seca nos EUA, artistas americanos iam a Cuba para burlar a lei. A atriz canadense Gladys Smith ficou famosa no cinema mudo americano pelo nome de Mary Pickford e esse coquetel é uma homenagem cubana (pré-Fidel Castro) a ela.

- 3 doses de suco de abacaxi

- 6 gotas de grenadine

- 6 gotas de marasquino

- ½ dose de rum branco

- gelo à vontade

Ponha na coqueteleira todos os ingredientes. Agite bem e sirva numa taça flute enfeitada com um triângulo de abacaxi e uma cereja na borda.

Mazagrã

Alguns autores defendem a origem árabe desse coquetel. Mas há os que juram que ele nasceu na Áustria, onde é hábito tomá-lo no lugar do “chá da cinco”, acompanhado de bolos e biscoitos.

- 200 ml de café

- 1 dose de marasquino

- gelo à vontade

Ponha alguns cubos de gelo em um copo long drink, adicione o café forte, adoçado e frio. Acrescente o marasquino e mexa bem.

Mojito
- 3 doses de rum branco

- 1 dose de espumante

- água com gás

- suco de ½ limão

- 3 folhas de hortelã

- 2 colheres (sobremesa) de açúcar

- 2 colheres (sobremesa) de raspa de gelo

Ponha o açúcar e o suco de limão na coqueteleira. Em cima dessa mistura, amasse a hortelã, junte o rum, o espumante e o gelo. Sirva em um copo long drink, acrescente uma rodela de limão e complete com a água com gás.

Negroni

Esse coquetel é originário de Milão (Itália), pátria também do bitter Campari, que lhe serve de base. Diz-se que foi esse coquetel que fez o “remédio” virar bebida.

- 2 doses de Campari

- 1 dose vermute tinto

- 1 dose de gim

- 2 cubos de gelo

Em um copo on the rocks, ponha o gelo e os demais ingredientes depois. Mexa e sirva com meia rodela de laranja.

Old fashioned


O Old Fashioned é um clássico e, como os outros que já vimos, possui várias versões de sua origem e variações de sua receita.

- 1 dose de uísque

- ½ colher (chá) de açúcar

- 5 gotas de angustura

- 5 gotas de suco de limão

- 2 cubos de gelo

Em um copo on the rocks, ponha o açúcar e a angustura, complete com gotas de água, apenas o suficiente para dissolver todo o açúcar. Acrescente o gelo, o whisky e o suco de limão. Mexa e sirva com uma rodela de laranja.

Screwdriver


É um clássico do tempo da II Guerra e, segundo contam, um dos favoritos de Frank Sinatra. Pode ser servido em copo long drink ou coquetel, variando a quantidade de suco de laranja.

- 1 dose de vodca

- suco de laranja

- gelo à vontade

Em um copo long drink ou coquetel, ponha o gelo e a vodca. Complete com o suco de laranja. Mexa e sirva com uma rodela de laranja.

Sidecar

Esse é um clássico do tempo da Primeira Guerra Mundial. Diziam que, para quem não soubesse lidar com ele, era tão perigoso quanto as motos com sidecar. O interessante é que o Sidecar pode ser tomado como aperitivo ou digestivo.

- 1 dose de conhaque

- 1 dose de curaçau triple sec

- 1 dose de suco de limão

- gelo à vontade

Ponha todos os ingredientes na coqueteleira e agite bem. Coe e sirva em um copo de coquetel.

S.F.F. (strawberry fields forever)


Dizem que esse coquetel foi criado por John Lennon, que misturou seu drink preferido (Daiquiri) com sua fruta adorada (morango).

- 2 doses de rum branco

- 6 morangos pequenos

- 2 colheres (chá) suco de limão

- ½ colher (chá) de açúcar refinado

- gelo picado

Bata todos os ingredientes no liquidificador, coe e sirva bem gelado.

Traçado

Acredita-se que esse coquetel tenha sido criado no Brasil, especificamente em Minas Gerais. No entanto, ele já é bem conhecido em todos os cantos do mundo para onde se expandiu nossa cachaça.

- 3 doses de cachaça

- 1 dose de vermute tinto

Em um copo on the rocks, sirva a cachaça e acrescente o vermute. Há quem tome com gelo, o que não é pecado.

Waltzing Matilda


Esse coquetel tem mais de 200 anos e leva o nome da música mais popular da Austrália, quase um hino dos colonos ilegais, dos primeiros criadores de ovelhas.

- 2 doses de xerez seco

- 1 ½ dose de gim

- 2 borrifadas de curaçau triple sec

- 3 cubos de gelo

Ponha todos os ingredientes na coqueteleira e agite bem. Coe e sirva em um copo de coquetel
É uma variante do Daiquiri, que leva um ramo de hortelã e espumante. O Mojito foi inventado na Bodeguita del Médio, em Havana (Cuba), na virada do século XIX.

Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Seja um colunista

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ARTIGOS RELACIONADOS