Síndrome de Guillain-barré

Está presente em 1,7 casos a cada 100.000 habitantes/ ano, é também a causa mais comum de tetraparesia aguda e consequentemente uma das causas mais comuns de admissão de doença neuromuscular da unidade de terapia intensiva. Oliveira e Pereira (2007) completam as informações citadas, referindo a possibilidade de reversão completa do quadro. Clinicamente as manifestações são déficit motor simétrico, de início agudo de caráter progressivo e com arreflexia.
O paciente informa o início de parestesia nos dedos dos pés e das mãos, podem ainda informar queixas álgicas envolvendo as grandes massas musculares das coxas, flancos ou dorso. Com o decorrer dos dias, pode-se assistir a paresia/paralisia flácida e arreflexia de caráter rapidamente progressivo. A gravidade do caso é variável, em geral, este paciente torna-se acamado, com parestesia distal e facial, alguma dificuldade de deglutição e capacidade vital reduzida à metade. (Silva 2002) O mesmo autor ainda cita que pacientes mais graves se tornam tetraplégicos, oftalmoplégicos e poderão requerer ventilação mecânica por até um ano. Ferraz e Hoelz (2003) apresentam uma evolução clínica deste paciente:
Evolução clínica da síndrome de Guillain-barré
1ª fase: Dura de 3 a 21 dias em 80% casos. Fraqueza máxima é atingida em 1 semana para 50% dos casos. Em 3% dos casos há uma piora rápida em 3 dias: pior prognóstico.
2ª fase: A partir da cessação da progressão. Dura em média 2 a 4 semanas.
3ª fase: Geralmente lenta, pode levar até 2 anos. 85% dos pacientes podem andar em até 6 meses. 20% permanecem com sequelas moderadas ou graves.
por
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.-
O desenvolvimento da linguagem do bebê Colunista Portal - Educação
-
Revisão bibliográfica sobre cálculos renais Sillas Menezes Lima de Lucena
-
Diante do espelho: A auto-imagem do cliente portador de lesão crônica Natalia da Palma Sobrinho
-
Atuação da Enfermagem em Clínica Médica Colunista Portal - Educação
-
Diferencial entre Promoção da saúde e Prevenção de doenças Camila Aires Machado
-
Ética profissional de enfermagem Colunista Portal - Educação