Síndrome de Tourette

Síndrome de Tourette
PSICOLOGIA
São movimentos involuntários, inconscientes e incontroláveis, conhecidos também por tiques motores ou vocais, só que mais complexos. É um distúrbio neurológico. Normalmente é manifestada na infância ou juventude e tende a serem diminuídas na fase adulta. Porém nem todos os casos há essa melhora. Os movimentos repetidos podem ser: piscamento dos olhos, caretas, movimentos bruscos com a cabeça, estalar a mandíbula, torcer o nariz ou boca, levantar de ombros, movimentos na perna, braço, nádega, barriga, chutes, etc. Ou vocalização súbita como grunhidos, roncos, zumbidos, etc. Pode também repetir palavras depois de faladas (ecolalia). Há fases em que os sintomas ficam acentuados e outras que a pessoa pode ficar sem eles. Eles podem mudar também com o tempo.

É importante pais e professores tomarem consciências que a criança não faz isso para provocar, ela faz involuntariamente, não tem controle. Ajuda muita a criança quando ela se sentir aceita e compreendida, pois ela sofre muito com isso, pois muitas vezes é alvo de gozações. Paciência, aceitação e informação a respeito será preciso. Muitos casos de pessoas com Síndrome de Tourette também apresentam TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo) onde rituais precisam ser feitos causando enorme sofrimento e prisão na vida da pessoa. Muitos chegam a pensar que se eles não fizerem os rituais - que os escravizam - algo ruim irá acontecer.

Deve ser feito acompanhamento psicológico para alívio dos sintomas. E se for o caso, também um tratamento medicamentoso que deve sempre ser feito com acompanhamento médico, pois cada indivíduo reage de uma forma ao tratamento. Existe um site que é feito por trabalho de voluntários com material educativo, palestras, grupos de ajuda, diagnóstico e tratamento. O endereço é: http://www.astoc.org.br. 

IMPORTANTE: As informações contidas neste artigo são apenas para referência, não devendo ser usadas para automedicação ou autodiagnostico. Se você estiver com algum problema de saúde, qualquer tipo de sofrimento, algo que está prejudicando sua vida procure um médico.

Karina Romera de Carvalho
Terapeuta Transpessoal, credenciada pela ABRATH, Constelação Familiar individual, Mesa Radiônica Quântica, Regressão de Memória, Numerologia Cabalística, Florais, Cristais, Mestre em Reiki, Tarô Terapêutico, alinhamento dos Chacras, entre muitas outros recursos terapêuticos. Email: karinaromeracarvalho@gmail.com / Site: www.terapiaholisticacampinas.com.br
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER