Provisão para devedores duvidosos

Provisão para devedores duvidosos
ADMINISTRACAO
É um valor aprovisionado no final de cada exercício social para cobrir, no exercício seguinte, perdas em decorrência do não recebimento de direitos da empresa. O valor desta provisão é obtido mediante a aplicação de um percentual sobre os direitos existentes na época do levantamento do balanço (RIBEIRO, 2005).

De acordo com Ribeiro (2005) as contas que servirão de base para cálculo dessa provisão, são as contas que registram direitos provenientes de vendas a prazo de mercadorias e de serviços. Estas contas são denominadas “Clientes” ou “Duplicatas a receber”.

O percentual utilizado na realização do calculo do montante desta provisão deve ser resultado de estudos realizados pela empresa, tendo como base as perdas que ocorreram em decorrência do não recebimento de seus direitos. Pode ser utilizada a média aritmética das perdas ocorridas nos três últimos exercícios.

Ex: Supõe-se que a empresa X, no exercício de 2010, tenha deixado de receber 6% do valor das duplicatas que tinha para receber em 1º de fevereiro do mesmo ano; no exercício de 2011, essa perda correspondeu a 5%, no exercício de 2012, foi 1%. Faremos:
6%+5%+1% = 4%

Desta forma, em 31 de dezembro de 2013, o percentual a ser utilizado para fins do calculo desta provisão será de 4%.

A legislação tributária poderá fixar os limites e os critérios para o calculo desse percentual. Todas as contas de provisões são de natureza credora.

Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER