Marketing Turístico

Marketing Turístico
TURISMO-E-HOTELARIA

O termo marketing pode ser definido como o conjunto de atividades que visam ao incremento dos fatores geradores de satisfação junto ao mercado. Através do marketing são realizados estudos e medidas que determinam a estratégia de lançamento e a sustentação de um produto ou serviço no mercado consumidor, garantindo seu êxito comercial.
 
 Segundo Krippendorf (1980) o marketing turístico é a adaptação sistemática e coordenada da política das empresas de turismo, tanto privadas como do Estado; no plano local, regional, nacional e internacional, visando à plena satisfação das necessidades de determinados grupos de consumidores, obtendo com isso, um lucro apropriado.

Para Beni (2003) o marketing turístico é um processo administrativo através do qual as empresas e outras organizações de turismo identificam seus clientes (turistas), reais e potenciais, e com eles se comunicam para conhecerem e influenciarem suas necessidades, desejos e motivações nos planos local, regional, nacional e internacional em que atuam, com o objetivo de formular e adaptar seus produtos para alcançar a satisfação ótima da demanda.
 
 A EMBRATUR (1992) define o marketing turístico como um conjunto de técnicas estatísticas, econômicas, sociológicas e psicológicas, utilizadas para estudar e conquistar o mercado, mediante lançamento planejado de produtos, consistindo numa estratégia dos produtos para adequar seus recursos às novas oportunidades que o mercado oferece.

Como pode-se observar em todas as definições apresentadas fica claro que o que se busca no marketing turístico é conhecer bem os seus clientes para que a partir disso sejam desenvolvidos produtos que venham a satisfazer suas necessidades reais e potenciais.

Beni (2003) descreve as etapas que compreendem o marketing do produto turístico:
1. Descoberta daquilo que os turistas desejam (pesquisa de mercado);
2. Desenvolvimento de serviços turísticos adequados (planejamento do produto);
3. Informação aos turistas sobre o que está disponível (publicidade e promoção);
4. Orientação sobre os locais onde podem comprar serviços (canais de distribuição: operadoras turísticas e agências de viagens);
5. Definição do preço

Atualmente os destinos e as empresas turísticas tem utilizado o marketing como forma de assegurar seu diferencial, garantir o fluxo turístico, ou seja, se destacar no mercado.

A tabela (para ter acesso clique em arquivo relacionado), retirada do Livro Análise Estrutural do Turismo de autoria de Mario Carlos Beni, ilustra as estratégias de marketing que devem ser utilizadas durante as fases do ciclo de vida de um produto turístico.

Lembrando que o conceito de ciclo de vida aplica-se para a análise do crescimento e do declínio dos equipamentos/serviços turísticos e das regiões nas quais esses se localizam. O modelo de análise compreende as seguintes fases: pesquisa e desenvolvimento, introdução pioneira, expansão e desenvolvimento, maturação e saturação e declínio.

Redação Portal Educação

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