Mamadeira e chupeta podem trazer prejuízos à saúde

Mamadeira e chupeta podem trazer prejuízos à saúde
ODONTOLOGIA

É comum as mães darem chupeta ao bebê quando ele chora, seja por sono, fome, desconforto e por aí vai. Entretanto, este hábito aparentemente inofensivo pode ser altamente prejudicial à saúde do seu filho. O livro Mamadeira e chupeta - esclareça todas as suas dúvidas dá dicas preciosas sobre os males causados por estes objetos.
"A boca é uma das formas de o bebê ter contato com o mundo. Se a mãe dá a chupeta quando o bebê chora, ele aprende a receber gratificação e prazer pela boca", afirma Rosana Cristina Boni, fonoaudióloga e autora do livro. E desta maneira, explica a especialista, quando adulta a pessoa pode ser propensa a roer unhas e fumar, por exemplo.

Há outras conseqüências do uso da chupeta. A mais freqüente é a mordida aberta anterior, ou seja, quando a criança não tem as arcadas dentárias alinhadas na região da frente. Mas, o aspecto psicológico também pode ser afetado. "Por criarem dependência em relação ao hábito da chupeta, as crianças se tornam mais dependentes em relação aos pais", diz a fonoaudióloga.

Além disso, pode ser prejudicada a musculatura orofacial, a deglutição, a fala e a respiração. No entanto, Rosana recomenda a utilização somente em um caso. "Apenas os bebês que possuem reflexo de sucção acentuado, que é quando o bebê termina de mamar mas continua sugando", explica a especialista.

E em relação à mamadeira, a dica é evitar o uso. "As crianças devem mamar exclusivamente no peito até os seis meses e a partir daí já podem usar o copo", afirma a autora.

Mas, se a mãe não tiver como amamentar, recomenda-se utilizar um bico fisiológico ou ortodôntico, porque ele tem uma face achatada que acomoda melhor a língua da criança, além de o furo estar voltado à região superior da cavidade oral.

Portanto, o ideal é evitar criar estes vícios nas crianças, pois certamente haverá conseqüências à saúde e bem-estar, seja a longo ou curto prazo.


Autoras: Rosana Cristina Boni e Viviane Veroni Degan
Editora Manole

Fonte: Redação Terra

Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER