Entendendo a Endodontia

Entendendo a Endodontia
ODONTOLOGIA

O tratamento endodôntico, mais conhecido como tratamento de canal, é aquele que se realiza quando existe dor no dente. As causas de dor são, na maioria das vezes, bactérias que invadem a região interna do dente, o canal propriamente dito. Essas bactérias são provenientes de cáries muito profundas, fraturas na coroa do dente, expondo a polpa, ou ainda um dano causado por um trauma muito forte, seja ele recente ou antigo.

A polpa, um emaranhado de nervos e vasos que passa pelo canal dentro do dente é o que confere a sensibilidade dolorosa ao mesmo. Quando ela é danificada, seja por qualquer um dos processos descritos, tem-se uma inflamação causando inchaço do tecido que, sem ter para onde se expandir, pois é rodeada de tecido duro (dentina), causa dor.

Ainda tem-se o processo infeccioso de necrose, causado pela invasão bacteriana, que pode evoluir para um cisto ou um abcesso. Nesses casos pode-se ter ou não ter dor. O tratamento em si consiste na abertura do dente para acesso ao tecido pulpar, remoção deste tecido inflamado ou infeccionado, desinfecção e alargamento do canal remanescente com técnicas de preparo e limpeza, obturação do mesmo, com o selamento hermético dos canais cessando a comunicação do meio externo com o interno, e restauração do dente no local onde foi feita a abertura.

Atualmente tem-se aprimorado as técnicas de preparo e limpeza dos canais, utilizando-se soluções para irrigação mais potentes, instrumentos de preparo automatizados, com o uso de instrumentos rotatórios fabricados com ligas metálicas especiais que permitem um giro de 360º dentro do canal melhorando a limpeza e desinfecção, resultando e maior qualidade do tratamento.

Mariangela Schmitt Bonato
MARIANGELA SCHMITT BONATO CIRURGIÃ-DENTISTA ATUALIZAÇÃO EM ENDODONTIA - SISTEMAS ROTATÓRIOS - ABO-PR CURSO DE FARMACOLOGIA - PORTAL EDUCAÇÃO ESPECIALIZANDA EM ENDODONTIA - UNIVERSIDADE POSITIVO
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER