Ecolocalização: Ultrassonografias, morcegos e golfinhos

Ecolocalização: Ultrassonografias, morcegos e golfinhos
BIOLOGIA
Com o avanço da tecnologia, hoje é possível, através de exames, saber o sexo do bebê ainda no útero da mãe, detectar precocemente tumores malignos e benignos, examinar a próstata para detecção precoce de tumores, visualizar o fluxo sanguíneo em diversos órgãos ou em um feto etc.

Esse exame tem como princípio a reflexão de ondas ultra - sônicas (ondas sonoras com frequência superior a 20 kHz, um exame de ultra - som emite sons de 1 a 5 MHz) recebendo o nome de ultrassonografia. Esses exames são realizados por meio de sondas transdutoras (sondas que emitem e recebem os ultra - sons) que convertem os ultra - sons em correntes elétricas, por meio de um fenômeno denominado efeito piezoelétrico, que são transmitidas a um computador onde a imagem é processada e exibida.

E o que isso tem haver com morcegos e golfinhos? O que acontece no exame de ultrassom é que o seu princípio básico de funcionamento é a ecolocalização, ou seja, uma sofisticada capacidade biológica característica de alguns mamíferos, como morcegos, baleias e golfinhos, que lhes permitem detectar a posição e a distância de objetos (obstáculos no ambiente) ou animais através de emissão de ondas ultrassônicas, no ar ou na água, e análise ou cronometragem do tempo gasto para essas ondas serem emitidas, refletirem no alvo e voltarem à fonte sobre a forma de eco.

Para diversos mamíferos, morcegos, golfinhos e baleias, essa capacidade é de importância crucial em condições onde a visão é insuficiente, à noite no caso dos morcegos ou em águas escuras ou turvas para os golfinhos, seja para locomoção ou para captura de presas.

Alguns pássaros também utilizam a ecolocalização para voarem em cavernas. Baseado nessa capacidade natural os seres humanos desenvolveram a "ecolocalização artificial" com o advento do radar, sonar e aparelhos de ultrassonografia.

Paulo do Nascimento Ferreira Júnior
Licenciado em Física pela Universidade Federal da Bahia, Especialista em Educação Matemática com Novas Tecnologias pela Faculdade de Tecnologia e Ciências, Mestre em Educação pela Universidade Iberoamericana , autor da obra Introdução à Física Radiológica e Princípios da Física aplicados à Radiologia e professor de Matemática e Física do Ensino Fundamental, Médio,Técnico e Superior.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER