Células Sanguíneas Periféricas

Células Sanguíneas Periféricas
ENFERMAGEM
Eritrócitos
Compreendem as hemácias, têm por principal função o transporte de oxigênio para os tecidos e do gás carbônico para os pulmões. A grande parte desta troca é realizada pela proteína Hemoglobulina A (HbA), principal hemoglobina nos adultos, sendo dois terços sintetizadas nos eritroblastos e o restante no reticulócito. A vida média de uma hemácia é de 120 dias, após esse período são destruídas no compartimento extravascular pelos macrófagos do sistema retículo endotelial.

Neutrófilos
Exercem um papel importante na inflamação, sendo responsáveis pela defesa do organismo contra microrganismos. Sua produção ocorre na medula óssea em um período de 6 a 10 dias. Parte destes neutrófilos fica armazenada na medula como uma “reserva’’ do sistema. Os demais, quando liberados, permanecem na circulação por até 12 horas e após encaminham-se para os tecidos desempenhando então a função fagocitária. O tempo médio de vida dos neutrófilos nos tecidos é de dois a quatro dias, passando este período morrem pela sua ação defensiva.

Eosinófilos
Embora o mecanismo não seja muito conhecido, presume-se que tenha particularidade com o mecanismo dos neutrófilos. Além de apresentarem como função a fagocitose, os eosinófilos têm um papel importante nas alergias e em doenças parasitárias.

Basófilos e Mastócitos
São células que contém heparina e mediadores farmacológicos nos seus grânulos que são liberadas, após um processo alérgeno, à superfície celular por meio de receptores. Além dos mastócitos participarem na defesa contra microrganismos são responsáveis por alguns sintomas adversos das manifestações alérgicas.

Monócitos
São fagócitos ativos que permanecem na circulação de 20 a 40 horas, após passam para os tecidos, amadurecendo e desempenhando funções, podendo ter uma vida média de meses ou até anos. Os monócitos dividem-se em macrófagos fagocitários que tem a principal função de apresentar o antígeno para os linfócitos do organismo.

Linfócitos
Os linfócitos auxiliam os fagócitos no processo de defesa do organismo, prevenindo infecções e invasão de agentes estranhos. São divididos em dois importantes grupos, os linfócitos T, que são produzidos inicialmente no timo e os linfócitos B. Os linfócitos T maduros compreendem 65 a 80% dos linfócitos circulantes e os linfócitos B 5 a 15%.

Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER