Bulimia Nervosa

Bulimia Nervosa
PSICOLOGIA
É um transtorno alimentar de pessoas com obsessão do cuidado com o corpo. Perdem o controle e ingerem uma quantidade gigantesca de alimentos em um curto período de tempo e depois provocam vômito, tomam laxantes, diuréticos ou fazem exercícios em excesso, pois não suportam pensar que podem engordar.

Normalmente fazem tudo escondido. Pelo motivo de comerem muito e depois provocarem vômito ou diarreia, não chegam a reter as vitaminas e minerais importantes para o bom funcionamento do organismo, sendo assim podem ter vários problemas de saúde, como por exemplo, osteoporose, irregularidades cardíacas, ressecamento das unhas, queda da temperatura do corpo, queda dos cabelos, descontrole intestinal, dores abdominais, etc. Sempre estão na média do peso ou acima, quase nunca emagrecem, por mais que tomem laxantes, forcem o vômito, etc.

Podem apresentar ansiedade intensa, Depressão, Transtorno Obsessivo Compulsivo, e até mesmo automutilação,... Essas pessoas têm baixa autoestima e baixa confiança em si mesmas. As causas podem estar relacionadas a fatores genéticos, traumáticos, psicológicos, familiares, sociais, culturais onde é passada uma imagem da intensa valorização do corpo magro como importância máxima de beleza.

Alguns casos chegam a óbito pois tem pessoas que vomitam de 15 a 20 vezes por dia, consequentemente ocorre a perda de eletrólitos e desidratação. O diagnóstico é mais difícil do que da anorexia, pois nesse os sinais não são tão evidentes. A prevenção seria a conscientização dos pais e educadores em relação ao corpo e a beleza. São pessoas muito influenciadas pela mídia que dá grande importância a aparência, ao corpo e que só é feliz, aceito, realizado, quem é magro.

O tratamento deve ser realizado por uma equipe de nutricionista, terapeuta, psiquiatra, clínico geral. Ainda não existem remédios específicos para tratar essa doença, mas alguns medicamentos podem ajudar, desde que acompanhados por um médico psiquiatra. Sugiro que as escolas trabalhem muito a respeito da conscientização em relação a mídia, a busca do corpo "ideal", "perfeito" e consequentemente desse transtorno.

Karina Romera de Carvalho
Terapeuta Transpessoal, credenciada pela ABRATH, Constelação Familiar individual, Mesa Radiônica Quântica, Regressão de Memória, Numerologia Cabalística, Florais, Cristais, Mestre em Reiki, Tarô Terapêutico, alinhamento dos Chacras, entre muitas outros recursos terapêuticos. Email: karinaromeracarvalho@gmail.com / Site: www.terapiaholisticacampinas.com.br
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER