A Criança com Síndrome de Down

A Criança com Síndrome de Down
COTIDIANO
São anjos enviados do céu para trazerem mais alegria, aprendizado e muita maturidade nas nossas vidas.

São sinceros, verdadeiros, criativos, amorosos e nos fazem evoluir como nunca.

É a alteração genética de maior ocorrência no mundo. A estimativa é que para cada 700 nascimentos, 1 bebê tenha a síndrome.

Nascem com três cromossomos 21, e não dois, daí a data 21 de Março que é o Dia Internacional da Síndrome de Down.

Todos já ouviram falar, mas ninguém acha que vai acontecer na família. A princípio os pais podem levar um susto, podem ficar tristes, podem ter dificuldade de aceitar, podem ficar com medo do futuro, ficar inseguros em como será a vida, como irão lidar com as necessidades especiais do filho, enfim, surge um monte de dúvidas e sentimentos. Com o tempo vão se informando, aceitando e amando aquela criança cada dia mais.

Existe a possibilidade de apresentar problemas cardíacos, respiratórios, auditivos e ortopédicos. Mas, como para qualquer outra criança, isso pode ser tratado e deve ser acompanhado por especialistas.

Uma equipe de fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos também podem ajudar muito. Eles fazem a estimulação precoce, desenvolvendo a fala, a parte cognitiva e motora. Esse acompanhamento pode ser realizado desde os primeiros meses de vida.

A autonomia também deve ser incentivada desde cedo.

O preconceito da sociedade ainda é grande e precisa ser vencido. A começar pelos pais e familiares. Também pelas escolas, professores, pais de amiguinhos e dos próprios amigos e colegas de classe.

É importante a conscientização que eles não têm idade mental atrasada, não são incapazes, não são doentes, são especiais!

Devem participar ativamente da vida familiar, escolar e do lazer.

Com o tempo vão tornando-se mais independentes e consequentemente com autoestima elevada.

Muitos entram na faculdade, exercem grandes profissões, casam, tem filhos, enfim, vivem uma vida como qualquer outra pessoa. Lógico que enfrentam preconceitos, mas lutam e mostram que também são capazes.

Só quem acompanha essas crianças sabe como elas realmente são especiais, que vem habitar com pais ainda mais especiais.

São pais que a vida vai capacitar e fazer evoluir. São eles que vão se dedicar, ter muita paciência, acompanhar a evolução, passar por médicos, exames, esperar ansiosamente resultados de exames, as vezes cirurgias, tratamentos, que vão enfrentam muitas barreiras e preconceitos, mas que juntos com o filho vão vencer cada etapa que surgir.

São heróis que a vida só fará evoluir.

Karina Romera de Carvalho
Terapeuta Transpessoal, credenciada pela ABRATH, Constelação Familiar individual, Mesa Radiônica Quântica, Regressão de Memória, Numerologia Cabalística, Florais, Cristais, Mestre em Reiki, Tarô Terapêutico, alinhamento dos Chacras, entre muitas outros recursos terapêuticos. Email: karinaromeracarvalho@gmail.com / Site: www.terapiaholisticacampinas.com.br
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER