Potencial Hidrogeniônico (pH) da Água do Mar

Potencial Hidrogeniônico (pH) da Água do Mar
BIOLOGIA
O pH de uma solução é definido como o logaritmo negativo da concentração dos íons de hidrogênio, expressa como concentração molar: pH = -log [H+] . O termo pH é derivado da expressão “pondus hydrogenii” (em latim, o peso do hidrogênio) e é uma medida aproximada da concentração em mol/l dos íons de hidrogênio livres.

O pH é um número entre 0 e 14 (em meio aquoso) que indica se uma solução é ácida (pH<7), neutra (pH=7), ou básica/alcalina (pH>7). Portanto a alta concentração de íons H+ nessa escala indica baixos valores de pH e, o inverso, altos valores. Quando o número de íons de H+  e OH-  é igual o valor de pH é 7, isto é neutro.

A água do mar é levemente alcalina, geralmente com pH entre 7,4 e 8,5. A variabilidade do pH da água do mar é pequeno, devido à reações relacionadas ao gás carbônico que tendem a manter o pH em equilíbrio, denominado de sistema tampão. A proporção entre as concentrações em mol/l dos íons bicarbonato e carbonato controla a concentração do íon hidrônio, e, portanto o valor do pH da água do mar.

Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER