Newton e a lei da gravidade

Newton e a lei da gravidade
BIOLOGIA
A Física (do grego physiké), por definição, é a ciência que estuda as propriedades gerais da matéria. É amplo o campo de estudo da Física, passando desde o entendimento das propriedades da matéria até a investigação do magnetismo e eletromagnetismo.

O presente artigo abordará a Lei da Gravitação e como Sir Isaac Newton chegou a esta importante descoberta da ciência.

A gravidade, por definição, é a força que atrai todos os corpos para o centro da Terra. Como, então, se deu a descoberta dessa força de atração? E quem foi o descobridor?

Conta-se que, em 1666, quando tinha 23 anos, Isaac Newton, um solitário matemático e físico inglês, viu uma maçã cair de uma macieira. Evidentemente, como inúmeras pessoas, ele já vira isto acontecer. Más, desta vez, o fato deixou o cientista inglês tão intrigado que, ali mesmo, ele formulou a seguinte questão: porque os corpos caem?

Raciocinando sobre este problema, Newton chegou à conclusão de que os corpos caem porque são atraídos por uma força, que ele denominou força da gravidade. Isto é, a Terra atrai todos os corpos que se encontram próximo a ela.

Essa mesma força que atrai os corpos atrai, também, a Lua, mantendo-a “presa” em órbita em torno da Terra. Essa força de atração impede que a Lua escape da órbita da Terra e se desloque pelo espaço.

O Sol, por sua vez, atrai a Terra e os outros planetas, impedindo que saiam de suas órbitas. Sem essa força de atração, o Sistema Solar não existiria.

A partir dessas observações, e depois de muitos cálculos, Newton chegou à seguinte lei, denominada Lei da Gravitação Universal:

Dois corpos quaisquer no Universo se atraem com uma força diretamente proporcional as suas massas e inversamente proporcional ao quadrado da distância que os separa.

Em outras palavras pode-se dizer que matéria atrai matéria na razão direta das suas massas e na razão inversa do quadrado da distância que os separa.

A Lei da Gravitação Universal foi somente uma das grandes descobertas do gênio Newton para a ciência, dentre várias outras que ele nos presenteara.

Fábio Alves Rezende
Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas, em 2006, pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Curso de curta duração em Pteridófitas, em 2013, pelo Portal Educação (e), com duração de 60 horas. Curso de curta duração em Morfologia Vegetal, em 2013, pelo Portal Educação (e), com duração de 60 horas.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER