Microscópio de polarização

Microscópio de polarização
BIOLOGIA
A polarização é um fenômeno que ocorre quando a luz passa através de certas substâncias, tais como os cristais, e é dividida, de modo que emergem dois raios luminosos derivados de um só. Essas substâncias têm dois índices de refração que são chamados de birrefringentes. No microscópio de polarização, a luz é polarizada embaixo da platina do microscópio, por um prisma de quartzo Nicol chamado polarizador. A luz polarizada passa, então, através do espécime.

Um segundo prisma, denominado analisador, está localizado perto da ocular, dentro do tubo do microscópio. Quando a posição dos prismas analisadores e polarizador são ajustados, de modo que os feixes luminosos tenham um trajeto paralelo, uma imagem normal pode ser vista através da ocular. Se o analisador é, então, girado de modo que o seu eixo fique em ângulo reto com o polarizador, nenhuma luz alcança a ocular e nada pode ser visto.

Colocando-se um objeto amorfo (não refringente) na platina do microscópio, com os prismas na mesma posição em ângulo reto, nada será visto, porque os raios de luz não foram divididos pelo objeto. Porém, se for colocado um objeto cristalino ou birrefringente na platina, uma imagem luminosa aparecerá em fundo escuro. Assim, a fim de que materiais biológicos alterem a direção da luz polarizada e sejam visualizados com luz polarizada, sua estrutura submicroscópica deve ser de moléculas assimétricas orientadas.

Fibras musculares, fibras de tecido conjuntivo e gotículas de gordura exibem birrefringência e têm sido estudadas intensivamente com microscópio de luz polarizada.

Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER