Classificação dos Receptores Sensoriais

Classificação dos Receptores Sensoriais
BIOLOGIA

Os receptores sensoriais podem ser classificados de acordo com a natureza do estímulo que captam e também de acordo com o local onde captam os estímulos. Veja a seguir detalhadamente.

Natureza do estímulo

De acordo com a natureza do estímulo captado, os receptores podem ser classificados em quatro tipos básicos:

• Quimiorreceptores: São receptores que captam estímulos químicos. Estão localizados na língua e no nariz e são responsáveis, respectivamente, pelos sentidos do paladar e do olfato.

• Termorreceptores: São receptores que captam estímulos térmicos. Estão distribuídos por toda a pele, ligeiramente mais concentrados nas regiões da face dos pés e das mãos.

• Mecanorreceptores: São receptores que captam estímulos mecânicos, como a compressão ou o estiramento da pele e de órgãos internos. Existem dois tipos especiais desses receptores: os fonorreceptores, que captam variações na pressão do ar; e os estatorreceptores, que detectam a posição do corpo em relação à força de gravidade.

• Fotorreceptores: São receptores que captam estímulos luminosos. São encontrados nos olhos.

Local de captação

Conforme o local de onde captam estímulos, os receptores sensoriais podem ser classificados em três tipos básicos.

• Exteroceptores: Receptores que captam estímulos provenientes do ambiente, como luz, calor, sons e pressão.

• Proprioceptores: Receptores que captam estímulos provenientes do interior do corpo. São encontrados nos músculos, tendões, juntas e órgãos internos.

Interoceptores: São receptores que percebem as condições internas do corpo, como grau de acidez, pressão osmótica, temperatura e composição química do sangue, entre outros.

Quer saber mais sobre o assunto? Confira o curso de Drenagem Linfática Corporal e Facial, e utilize o certificado dos cursos para complementar suas atividades acadêmicas.

Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER