Células Adiposas e leucócitos

Células Adiposas e leucócitos
BIOLOGIA
Células Adiposas

São células arredondadas que armazenam grande quantidade de energia sob forma de depósitos de triglicérides (gorduras neutras), apresentando praticamente todo o seu citoplasma ocupado por esta substância de reserva. Com isso, o núcleo é deslocado para a periferia da célula e o restante do citoplasma fica como uma delgada camada ao redor da gota de gordura.

Essas células podem ocorrer isoladas ou em pequenos grupos nos tecidos conjuntivos frouxos ou, então, agrupadas em grande número, formando o tecido adiposo. As células adiposas maduras são incapazes de se dividir e acredita-se que novas células adiposas derivem das células mesenquimais.


Leucócitos

São os glóbulos brancos do sangue, as células que chegam aos tecidos conjuntivos por diapedese através dos capilares ou vênulas. Esse mecanismo se torna mais intenso nos locais em que ocorreu invasão por microrganismos, desencadeando as inflamações, ou seja, reações celulares e vasculares contra substâncias estranhas.

Essas células podem ser:

-Granulócitos: eosinófilos, neutrófilos e basófilos;

-Agranulócitos: linfócitos e monócitos.

No conjuntivo normal os leucócitos mais frequentemente encontrados são os eosinófilos e linfócitos.

Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Seja um colunista
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER