A utilização de água pelo homem

A utilização de água pelo homem
BIOLOGIA
A água sempre foi usada pelos seres humanos para seu consumo ou como fonte de alimento. O crescimento das primeiras civilizações há bilhões de anos, aconteceu principalmente em locais que existiam rios nas proximidades.

Com o passar dos anos, o homem descobriu outras finalidades para o uso da água. O primeiro sistema de distribuição de água surgiu há cerca de 4500 anos e o homem aprendeu a armazenar a água para o seu benefício.

Vejamos a seguir a evolução do homem com a utilização da água.


O homem e a utilização da água

9000 a. C – Potes feitos de barro não cozidos surgem por volta dessa época. A cerâmica surge em 7000 a.C. e passa a ser de grande importância para o armazenamento de água.

5000 a. C – A irrigação começa a ser utilizada em 5000 a.C., na Mesopotâmia e no Egito, nos deltas (Foz de um rio formada por vários canais) do Nilo e dos rios Tigre e Eufrates. A primeira represa para armazenamento de água foi instalada no Egito em 2900 a.C. para o abastecimento da capital, Memphis. A primeira represa de pedra foi construída por volta de 1300 a.C. pelos assírios.

2500 a. C – O primeiro sistema de distribuição de água surgiu em 2500 a.C. na região do vale do Indo, na Índia. Este possuía um canal que levava água até as casas.

XVIII – A primeira usina de dessalinização da água surge no Chile no século XVIII. Este sistema usava a energia solar para a evaporação e condensação da água.

XIX – A primeira estação de tratamento da água foi construída em Londres, em 1829, filtrando a água do rio Tâmisa. A adição de cloro e flúor na água começou a ser feita no século XIX.

XX – Um pesquisador norte-americano descobre em 1946, um meio para provocar chuvas artificiais. Porém, com as dificuldades operacionais, isto se torna viável somente para combater a seca.

Atualmente, a água possui quatro tipos de utilização:


Consumo humano ou doméstico

É utilizada para a alimentação, higiene pessoal, limpeza em geral, entre 120 litros diários.


Consumo industrial


A atividade industrial também é grande consumidora de água, sendo que esta também desperdiça grandes quantidades de água, principalmente em países desenvolvidos, como os Estados Unidos.


Consumo agrícola

A atividade agrícola é a maior consumidora dos recursos hídricos. Sua utilização serve principalmente para a irrigação dos cultivos.


Atividades recreativas

Utilizada em clubes, nas piscinas, lagos artificiais, entre outros.

Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER