Pesquisar

Funções do Auxiliar Administrativo: descubra o que faz e como ocupar essa vaga

Quando fazemos uma busca nas vagas de emprego mais disponíveis no mercado, vemos uma grande densidade de anúncios para auxiliar administrativo. Porém é comum não haverem as especificações de funções e atribuições do cargo. Pensando no termo destinado ao cargo em si, notamos que é um profissional que poderia atuar em diversos setores. Ter bons auxiliares administrativos faz com que a empresa tenha um bom funcionamento de toda a operação empresarial.

Costumeiramente, é colocado como um cargo de nível médio, porém, o auxiliar administrativo pode buscar uma qualificação maior fazendo um curso superior, tecnólogo ou bacharelado, tendo assim uma valorização maior no mercado e uma remuneração maior também.

Abaixo vamos explicar melhor o que faz um auxiliar administrativo e também apontar algumas dicas de como buscar uma qualificação na área

Afinal, o que faz um auxiliar administrativo?

Pensando em cima do termo que denomina a função, um auxiliar administrativo tem a função de dar suporte as rotinas administrativas da empresa envolvidas com as tarefas do dia a dia. Por ser um profissional de ampla atuação, pode trabalhar em organizações das mais diversas naturezas de negócio, geralmente sendo apoio de mais de um setor interno, como, por exemplo: compras, pessoal, logística, estoque, financeiro, marketing, etc.

Assim, por ser um profissional plural, as rotinas de trabalho acabam sendo muito moldadas de acordo com o segmento no qual a empresa onde trabalha esta inserida. Ainda assim, temos rotinas que podemos destacar algumas tarefas que são comuns a praticamente todos os profissionais da área, as quais listamos abaixo.

  • Organização de arquivos de documentos;
  • Auxiliar em controles financeiros;
  • Preenchimento de planilhas, formulários e demais documentos;
  • Rotinas de atendimento;
  • Acompanhamento e encaminhamento interno de clientes e visitantes;
  • Recebimento de fornecedores e encaminhamento dos materiais recebidos;
  • Agendamento;
  • Redação de documentos e comunicados;
  • Eventuais participações em reuniões dos mais diversos setores da empresa.

Assim, por conta das diversas frentes em que trabalha, podemos dizer que o auxiliar administrativo não possui uma rotina muito monótona dentro da empresa, e pra isso funcionar bem, essa pluralidade de funções, a organização acaba sendo uma das características mais importantes à esse profissional.

Apesar das funções do auxiliar administrativo serem de apoio geral, dando autonomia para que mude de setor conforme a necessidade, pode-se também ocorrer da empresa treiná-lo para lotá-lo num determinado setor, como o financeiro por exemplo, já que exige um domínio maior de conhecimentos específicos.

Ser eficiente, organizado e disposto a estar sempre aprendendo e colaborando dentro da empresa faz que a função de auxiliar administrativo muitas vezes seja uma entrada para cargos mais altos dentro da organização.

Como se tornar um auxiliar administrativo?

Normalmente vemos nas vagas divulgadas para o cargo a exigência de ensino médio completo e conhecimentos de informática. Porém, como é grande a oferta de vagas, também é grande a procura dos profissionais por essa colocação no mercado. Assim, fica claro que ter alguns diferenciais além dos requisitos básicos te faz sair na frente para ocupar a vaga.

Ter conhecimentos como informática avançada, pacote de planilhas e documentos, línguas estrangeiras, boa fala e escrita da língua portuguesa e agilidade em rotinas de redigir documentos são características que podem lhe dar uma boa vantagem. Também, existem as possibilidades de ter um nível de instrução superior ao ensino médio, como um curso técnico ou profissionalizante, ou até mesmo uma graduação em curso ou concluída em áreas administrativas.

Mercado de trabalho

Como sabemos e já destacamos ao longo do texto, o profissional auxiliar administrativo é um dos mais buscados no mercado, basta olhar os anúncios de empregos.

Sendo uma profissão de alta versatilidade, além da grande gama de recortes de mercado que pode trabalhar, uma mesma empresa pode contar com diversos funcionários nessa função lotados em setores variados.

Pensando mais afundo sobre a inserção nas empresas, costumamos pensar em grandes corporações, indústrias, ou grandes operações dos mais variados setores, porém um auxiliar administrativo pode se inserir em escolas, academias, shoppings, escritórios, restaurantes, hospitais, e mais uma infinidade de modelos de negócio no qual pode contribuir muito ao melhor funcionamento da empresa.

Como vimos ao longo do texto, o auxiliar administrativo é um profissional fundamental para o bom funcionamento das empresas, e assim, vai ser sempre um setor onde haverá vagas disponíveis. Se você esta buscando se colocar nesse setor do mercado de trabalho busque sempre estar se qualificando para ter diferenciais dos demais candidatos, e se já estiver inserido mercado, procure estar sempre disposto a aprender mais novas rotinas, isso lhe dará uma maior respaldo junto a empresa.

Gostou do artigo? Confira nosso portfólio de cursos na área da saúde e utilize o certificado dos cursos para complementar suas atividades acadêmicas.

Receba novidades dos seus temas favoritos

Se aprofunde mais no assunto!
Conheça os cursos na área de Administração e Negócios.

Mais artigos sobre o tema

Descubra mais sobre Blog do Portal Educação

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading