Fluxo Real e Fluxo Monetário

Fluxo Real e Fluxo Monetário
ADMINISTRACAO

As remunerações pagas pelas Unidades Produtoras criam renda para as famílias. As famílias, por sua vez, têm necessidades que precisam ser satisfeitas pelo consumo de mercadorias produzidas pelas Unidades Produtoras. As unidades produtoras entregam os bens e serviços às famílias mediante o pagamento adequado. Portanto, podem-se identificar dois fluxos principais entre as famílias e as unidades de produção.

O primeiro fluxo é conhecido como o Fluxo Real, que representa, por um lado, o envio dos recursos produtivos das famílias para as empresas e, por outro, o envio das mercadorias (bens e serviços) das empresas para as Unidades Familiares. Paralelamente a esse fluxo tem-se o Fluxo Monetário, que representa o envio de recursos financeiros das Unidades de Produção para as Unidades Familiares, como remuneração pelos recursos produtivos fornecidos anteriormente.

Além disso, são representados os fluxos financeiros das Unidades Familiares para as Unidades de Produção, decorrentes do pagamento pelas mercadorias (bens e serviços) consumidas.

Inter-relação do Fluxo Real e Monetário

A relação entre dois grandes agentes econômicos – famílias e empresas – se dá no mercado. Existem também dois tipos distintos de mercados, decorrentes do funcionamento conjunto dos Fluxos Real e Monetário. O primeiro deles é o Mercado de Recursos de Produção. Esse mercado é o local em que as unidades familiares ofertam seus recursos disponíveis e que as unidades de produção as procuram. O segundo tipo de mercado é o de Bens e Serviços. Aí, as unidades de produção exercem a função de oferta e as unidades familiares, a de procura.

Gostou do artigo? Confira nosso portfólio de cursos na área de Contabilidade e Finanças e utilize o certificado dos cursos para complementar suas atividades acadêmicas.

 

Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Sucesso! Recebemos Seu Cadastro.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER