Diferença entre grupo e equipe

Diferença entre grupo e equipe
ADMINISTRACAO
Equipe, apesar de muitos pensarem ao contrário, é algo diferente de um grupo. Como veremos a seguir:

Conceito de grupo
Tende a trabalhar voltado para um mesmo objetivo, com papéis e funções definidos.

Os integrantes do grupo geralmente não obtêm ótimos resultados como o esperado, porque na maioria das vezes ninguém sabe direito o que o outro pensa, devido à falta de comunicação.

Não há presença de habilidades e a comunicação tende a ser defeituosa, descontrolada, como uma obrigação.

Cada um trabalha por si, ninguém ajuda ninguém e a tendência é haver uma “competição” entre os membros.

No grupo podemos encontrar diversas deficiências, como por exemplo, as divergências em relação aos problemas de trabalho ou as diferenças dos valores pessoais de cada um, que acabam sendo manifestados no ambiente de trabalho, tornando as pessoas falsas, fingindo ser o que não são e principalmente, dizendo dar conta de um trabalho que não podem realizar sozinhas.

Nos trabalhos em grupo, os lideres estão afastados, distantes dos integrantes, surgem apenas para dar ordens ou broncas, quando um grande problema aparece.

É impossível as pessoas trocarem informações ou ideias, pois o clima entre os membros do grupo, nunca é favorável.

Quando as pessoas dirigem-se umas para as outras é para fazer críticas ou dar opiniões ofensivas, o que torna o clima ainda mais pesado. Feedback é uma palavra e uma atitude desconhecida, pois todos tendem a agir na defensiva, cada vez que se tenta utilizar essa técnica.

O grupo é um conjunto de pessoas com objetivos comuns, que na maior parte das vezes, reúnem-se por afinidades. Se há respeito e benefícios emocionais ou psicológicos, os resultados podem ser aceitáveis ou até mesmo bons. Mas mesmo assim é um grupo e não uma equipe.

Definição de equipe
Completamente diferente do grupo, na equipe os membros estão voltados para os mesmos objetivos com papéis e funções BEM definidas e uma série de fatores positivos, como criatividade, sinergia, habilidades, troca de experiências, etc.

Na equipe, todos são muito transparentes. Dividem o que pensam e o que sentem em relação ao trabalho e também em relação uns aos outros. Se existem críticas, estas são construtivas, jamais podem ser destrutivas.A colaboração entre os membros é invejável, todos trabalham unidos, em busca de bons resultados para todos, como em um time. Estão dispostos a ajudar uns aos outros quando necessário.

Apesar de o ambiente de trabalho ser o melhor possível, isso não significa que não haja conflitos, até existem, mas esses são resolvidos da melhor forma, e vistos como fator de crescimento e aprendizado para toda a equipe, que geralmente tendem a resolver o problema juntos.

Os líderes encontram-se presentes a todo o momento, atuam próximos a equipe, em conjunto com os membros, interagindo a todo instante. Não precisam dar ordens ou agir rudemente, são suficientemente seguros e não se sentem ameaçados pelos integrantes.

Quando um resultado é positivo, todos vibram, e todos recebem mérito, não apenas um. O feedback é constantemente utilizado e todos aceitam como uma técnica de melhoria para todos. Lideres dão e recebem feedback, como qualquer membro da equipe.

A equipe trabalha unida em prol de um único objetivo, ajudando uns aos outros em busca de cada conquista.

Colunista Portal - Educação
O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.
Seja um colunista

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ARTIGOS RELACIONADOS