O que são fatores externos?
São todos os acontecimentos que envolvem o mercado geral. A concorrência, os fornecedores, os clientes em si, todo o envolvimento do negócio externo que proporciona o andamento do mercado.
Para análise dos fatores externos, vamos avaliar estas interrogativas: Já precisou decidir entre aceitar ou não uma proposta de serviço fora de sua programação? O que decidiu? Quais fatores foram analisados para chegar a essa decisão?
Para refletir o fator externo da organização deve-se entender bem:
Mercado
é a relação entre a oferta e a procura. Também a composição de pessoas ou empresas que querem comprar bens ou serviços. O mercado é composto por: consumidor, concorrente e fornecedor. O empresário deve direcionar muito bem o seu público-alvo, pois, é a partir deste momento que cria a imagem da empresa.
Direcionado à missão da empresa, deve-se conhecer o cliente, saber o que pensa, o que quer e planejar o bom atendimento. Para que a empresa defina bem as atitudes a serem tomadas e facilite o planejamento, deve avaliar algumas ações para a conquista do cliente (consumidor):
- Defina quem são as pessoas ou empresas que compram os bens ou serviços de sua empresa;
- Defina o perfil do cliente: se for pessoa física, qual é o sexo, faixa etária, renda, profissão. Se for pessoa jurídica, defina o tamanho da empresa, ramo de atividade, volume de compra;
- Defina a região em que vai atuar, “para não ficar atirando para todos os lados”;
- Saiba exatamente o que é importante para seu cliente na hora da compra;
- Analise os fatores: como preço, prazo, desconto, quantidade, marca, embalagem, local da compra, garantia etc.
A empresa não pode deixar de avaliar a concorrência quando desenvolver o planejamento. Concorrentes são aqueles que oferecem bens e serviços iguais ou semelhantes aos seus para o mesmo mercado consumidor.
Deve-se desmistificar que um concorrente significa necessariamente uma ameaça à organização. Muitas vezes, estimula o mercado e, assim, proporciona o crescimento do consumidor para a compra aumentando os consumidores.
Para que a empresa defina bem as atitudes a serem tomadas e facilite o planejamento, deve avaliar algumas ações do concorrente:
Defina quem são os concorrentes, como atuam no mercado, quais os pontos fortes e fracos dos seus concorrentes em relação a você;
Compare como está sua posição com relação aos concorrentes.- Também a empresa deve analisar o mercado fornecedor. É preciso fazer uma análise detalhada antes de eleger os seus fornecedores, pois, se deixar para comprar a matéria-prima da sua produção na última hora, sem ter tempo de pesquisar, com certeza pagará mais caro pelo mesmo produto. Para que a empresa defina bem as atitudes a serem tomadas e facilite o planejamento, deve avaliar algumas ações do fornecedor:
- Determine quais os principais produtos ou serviços que você precisa utilizar. Busque informações de fornecedores;
Faça uma lista do que realmente é importante analisar nesses fornecedores: prazo de entrega, prazo de pagamento, condições de preço, qualidade, localização entre outros fatores importantes e particulares para cada empresa;
Tenha sempre em mãos uma lista de outros fornecedores que possam lhe atender em caso de necessidade;
Quando se trata de um grande investimento faça várias cotações. O ideal é ter, no mínimo, três orçamentos para comparar e decidir a compra.
Para montar adequadamente um plano de investimento oriente-se:
- Defina com clareza o negócio de sua empresa;
- O tempo de atuação de existência da empresa;
- O produto ou serviço que oferece;
- Qual o diferencial competitivo;
- Qual a missão (a razão de ser) da empresa;
- Listar os benefícios que o produto ou serviço oferecem para o cliente;
- Calcule os custos do produto ou serviço. Compare o preço de venda da organização com a concorrência;
Defina o perfil do público-alvo para a real necessidade dos mesmos; - Identifique os pontos fracos do produto ou serviço da concorrência;
- Liste os principais concorrentes;
- Liste os principais fornecedores;
- Descreva as vantagens que o fornecedor possa proporcionar.
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