Curso online de atualização

Escola para Pais

A Escola para pais é composta de módulos que discutem e proporcionam reflexões sobre temáticas que fazem parte do cotidiano familiar. O curso irá abordar temas como birras, trabalho fora, necessidade de dar autonomia aos adolescentes, dentre outros temas.

Carga horária: 12 horas

Turmas disponíveis:

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O que vou aprender

HORÁRIOS
Sábados Domingos
14/04 15/04
Afeto: o alimento da relação
Thainara Espíndola - CRP 14/05479-1
das 8h às 9h30 (horário de Brasília)
Filhos e trabalho fora: como conciliar?
Camila G. Mosena - CRP 14/05380-0
das 9h às 10h30 (horário de Brasília)
Birra, gritaria e choros repentinos: o que eles querem com isso?  
Camila G. Mosena - CRP 14/05380-0
das 9h40 às 11h10 (horário de Brasília)
Brincar é coisa séria  
Camila G. Mosena - CRP 14/05380-0
das 10h40 às 12h10 (horário de Brasília)
20/04 21/04
Regras e limites, qual a sua imporância?
Camila G. Mosena - CRP 14/05380-0
das 18h30 às 20h (horário de Brasília)
Comunicação: forma de cuidado com a relação
Thainara Espíndola - CRP 14/05479-1
das 9h às 10h30 (horário de Brasília)
Gerações distintas: como conviver?
Thainara Espíndola - CRP 14/05479-1
das 21h10 às 22h40 (horário de Brasília)
Andando com as próprias pernas
Thainara Espíndola - CRP 14/05479-1
das 10h40 às 12h10 (horário de Brasília)


INTRODUÇÃO
O grande desejo da humanidade e principalmente da nossa atual sociedade seria que o os papeis de como ser pai e mãe ou ser responsável por uma criança ou adolescente estivesse escrito em algum manual de instruções, porém a vida, na sua dinâmica, que é bastante sabia, não permite que isso seja feito. É preciso que os pais busquem na relação cotidiana com seus filhos estabelecer relações que sejam pautadas na verdade, compreensão, dialogo e paciência. Não é um caminho fácil, porém não se pode dizer que é um caminho impossível.
Ao assumir a responsabilidade de cuidar dos seus filhos, de lhe garantir um futuro bom e confortável, muitos pais se deparam com situações que não possuem recursos apropriados para lidarem com as mesmas, desta forma, a Escola para Pais é composta de módulos que discutem e proporcionam reflexões sobre temáticas que fazem parte do cotidiano familiar. Os módulos irão abordar temas como birras, trabalho fora, necessidade de dar autonomia aos adolescentes, dentre outros temas.

EMENTAS
Afeto: o alimento da relação
Thainara Espíndola - CRP 14/05479-1
O que é afeto? Qual a importância do afeto no desenvolvimento infantil? É importante para criança crescer em um ambiente dotado de afeto? Falar de afeto é falar do inicio da vida humana. Somos seres que já nascemos em relação e desejamos por isso. A criança possui diversas formas de relacionar com seus pais, formas únicas e próprias dessa faixa etária. A aula desse módulo busca definir o que é afeto e suas formas de manifestação, e a importância do afeto para um desenvolvimento saudável da criança. E também a importância dos pais se conhecerem e refletirem sobre quais as relações que estão sendo criadas e mantidas com seus filhos, suas crianças.

Birra, gritarias e choros repentinos: o que eles querem com isso?
Camila G. Mosena - CRP 14/05380-0
Gritar, se jogar no chão, se encolher no canto, não querer ir embora; esses e outros comportamentos aparecem, e são vistos como dificuldades de como lidar com isso para a maioria dos pais. Até que ponto a calma e a paciência conseguem se fazer presente nesse momento? As crianças se comunicam não só com a linguagem falada, portanto as ações deles são também "conversas" sem palavras. Nesse módulo haverá a apresentação de formas e cuidados com a relação que se estabelece nesses momentos pois sabe-se que as ações impulsivas dos pais influenciam no vínculo e confiança que a criança irá estabelecer ou não com o seu cuidador.

Filhos e trabalho fora: como conciliar?
Camila G. Mosena - CRP 14/05380-0
Ir em busca de sustento e estabilidade financeira fazem parte da realidade dos pais. Hoje em dia as crianças observam que não só o "chefe da casa" sai para essa busca e sim o casal se movimenta como uma equipe para conseguir a sobrevivência e o conforto na renda familiar. Como fica então a relação pai e filhos que quase não convivem mais tanto? Quando é o momento de colocar uma terceira pessoa (babá, creche, parentes) para cuidar das crianças em tempo integral? Como escolher o que é melhor para as crianças em benefício também dos pais? E quais são os possíveis comprometimentos ou não da ausência de seus cuidadores? São reflexões que a aula proporcionará nesse módulo.

Brincar é coisa séria
Camila G. Mosena - CRP 14/05380-0
As crianças se utilizam do brincar como forma de perceber, aprender e experimentar as possibilidades que poderão ter ao longo de sua vida. Brincadeiras e obrigações são assuntos que muitas vezes são difíceis de agregar um ao outro. A aula desse módulo aborda as temáticas sobre o tipo do brincar da criança e por que elas necessitam dessa atividade. Sem dúvida o brincar é algo que precisa de equilíbrio assim como todas as atividades do dia a dia. Nesse módulo também há reflexões a respeito de conciliar as brincadeiras e os deveres, como também dicas sobre brincadeiras em família.

Regras e limites, qual a sua importância?
Camila G. Mosena - CRP 14/05380-0
Educar é uma tarefa árdua, complexa e constante, principalmente quando envolve regras e limites nessa tarefa. Como demonstrar regras e limites sem ter um postura de sargento? Como ser claro e objetivo quando determinar os limites para a criança? Que tipos de limites afetam a criança positivamente ou não? Em família a criança precisa eleger só um membro para ser a figura que coloca limites? Essas e outras reflexões são desafios e serão apresentadas da melhor forma possível na aula desse módulo.

Gerações distintas: como conviver?
Thainara Espíndola - CRP 14/05479-1
Pais e filhos em muitos momentos entram em conflitos na tentativa de lidarem com as mudanças de gerações. Será que o que foi bom para os pais, continuará sendo bom para os filhos? Como os pais podem transmitir seus valores sem impedir que os filhos construam os seus próprios valores? Esses e outros inúmeros questionamentos podem ser construídos sobre as mudanças de gerações, por isso, a aula desse módulo procura abordar as mudanças que ocorrem quando os filhos vivenciam a fase da adolescência, momento no qual começam a ser questionados muitos dos valores que os pais aprenderam e passaram para os mesmos. Abora também como lidar de forma saudável com essas mudanças, lembrando que o que foi bom para uma geração, nem sempre será para outra. E A importância do dialogo honesto, do acolhimento e da compreensão nesse momento de grandes mudanças que os adolescentes vivenciam.

Comunicação: formas de cuidado com a relação
Thainara Espíndola - CRP 14/05479-1
O ser humano possui diversas formas de se comunicar, se expressar e se relacionar. A comunicação pode ser tanto verbal como não-verbal. Quais elementos contribuem ou atrapalham a relação e a comunicação entre pais e filhos? Sendo assim a aula desse módulo possui como objetivo apresentar elementos que contribuam para que a comunicação entre pais e filhos seja algo genuíno, simples e cuidadoso. Como também explicar a importância de uma boa comunicação, para que ordens, conselhos e diálogos sejam conduzidos sempre de uma maneira saudável.

Andando com as próprias pernas
Thainara Espíndola - CRP 14/05479-1
Dar limites e liberdade é uma difícil tarefa que os pais assumem. Até que ponto atribuir responsabilidades para os adolescentes é saudável para o seu desenvolvimento? Será que estes estão preparados para caminharem com suas próprias pernas? A aula desse módulo visa esclarecer algumas dúvidas que os pais possam ter sobre o assunto. Procura também refletir sobre a importância do diálogo e da compreensão entres pais e filhos. É preciso saber o equilíbrio entre proibir e permitir, escolhendo a melhor forma de ensinar os filhos a caminharem com suas próprias pernas, tornando-se assim adultos mais saudáveis.

Saindo e entrando nos humores
Camila G. Mosena - CRP 14/05380-0
"Gosto, NUNCA gostei. Quero, não quero mais. Posso, não consigo mais. Me deixa", essas e outras frases são comumente expressadas por jovens que estão na adolescência. O que fazer nessa hora? Nesse módulo haverá exposição dessas reflexões, assim como temáticas sobre as mudanças que ocorrem no sono, no apetite, nas relações com amigos e pais. A aula esclarece como o papel da família é importante e como buscar subsídios para que se tenha "bons frutos" dessa fase que todos nós já percorremos em algum momento.
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Avaliação e Certificado



* Curso Legalizado, conforme artigo 205 e 206 da Constituição Federal, Lei nº 9.394, Decreto Presidencial nº 5.154 e normas da Resolução CNE nº 04/99 - MEC.

Metodologia

A prática do nosso sistema de ensino é desenvolvida utilizando diversos recursos tecnológicos disponíveis, a fim de promover uma maior interação de seus participantes com a sociedade em que estão inseridos. Por meio da educação a distância, mediada pela internet como fonte de interação e comunicação e do computador como recurso tecnológico, buscamos oportunizar uma melhor interação entre teoria e prática. Nossos cursos estimulam a interatividade e a interação entre os participantes, rompendo barreiras geográficas até então intransponíveis, permitindo que a informação seja transmitida com qualidade uniforme e, ao mesmo tempo, o conhecimento seja adquirido de forma individualizada.



Vantagens dos nossos cursos:


  • Flexibilidade de tempo e espaço: você estuda de onde estiver, a hora que quiser;
  • Flexibilidade de ritmo: você evolui de acordo com o seu ritmo, de acordo com sua velocidade de aprendizagem;
  • Acompanhamento individual: o tutor lhe orientará de acordo com suas necessidades (disponível para a maior parte dos cursos e planos);
  • Economia: nossos cursos a distância reduzem os custos em relação aos dos sistemas de ensino presencial e tradicionais;
  • Desenvolvimento pessoal: nossos cursos estimulam a auto-aprendizagem, desenvolvimento da iniciativa, de atitudes, interesses, valores e hábitos educativos;

Quem Somos

O Portal Educação em parceria com o Estudo ao Vivo em suas atribuições, tem por objetivo oferecer aos profissionais e estudantes uma prática constante de atualização, por intermédio da EaD (Educação a Distância).Também visa disponibilizar aos participantes, acesso ao ensino de qualidade com eficácia no aprendizado, fornecendo recursos tecnológicos inovadores, como conteúdo on-line, animações, exercícios de fixação e objetos de aprendizagem, que auxiliam na formação do cidadão contemporâneo, crítico e atuante na sociedade.

Restrições

Pais e mães interessados em compreender melhor seus filhos nas diversas fases de idade e comportamento.

Normatizações - MEC

O MEC só autoriza cursos de graduação e pós-graduação. Já as Secretarias Estaduais de Educação autorizam cursos técnicos profissionalizantes e do ensino médio. Cursos livres não se classificam como cursos de graduação, pós-graduação ou técnico profissionalizantes. Nossos cursos são cursos livres, de atualização/qualificação:

Os Cursos Livres, que após a Lei nº 9.394 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional passaram a integrar a Educação Profissional, como Educação Profissional de Nível Básico, caracteriza-se pela modalidade de educação não formal de duração variável, destinada a proporcionar ao trabalhador conhecimentos que lhe permitam reprofissionalizar-se, qualificar-se e atualizar-se para o trabalho. Não há exigência de escolaridade anterior. Fonte: Secretaria de Educação de São Paulo, Disponível em http://faq.edunet.sp.gov.br/faq.asp?pesq=1&intCodassun=1013&intClass=33&intAgrup=33.

A Constituição Federal em seu artigo 205, “caput”, prevê que a educação é direito de todos, e será incentivada pela sociedade. Dessa forma, o Portal Educação age conforme permissivo legal, isto é, com o intuito de incentivo educacional. Tal prática é defendida também pelo artigo 206 da nossa Carta Magna, que prevê que o ensino será ministrado com base em alguns princípios e em seu inciso II: “a liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar pensamentos, a arte e o saber”.

São normatizações legais de nossos cursos livres ainda, o Decreto Presidencial nº 5.154 de 23 de julho de 2004 e as normas da Resolução CNE nº 04/99 – MEC (art. 7º, § 3º) de 7 de outubro de 1999.

O certificado tem validade para fins curriculares e em provas de títulos, como certificado de atualização/aperfeiçoamento, respeitando a carga-horária descrita e não podendo ser usado para outros fins. Por isso, destacamos novamente que NÃO é um certificado técnico profissionalizante ou de graduação ou de pós-graduação e não dá direito de assumir responsabilidades técnicas.

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Portal Educação

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