artigo

sexta-feira, 11 de maio de 2012 - 16:52

Tamanho do texto: A A

Profissional "Camaleão"

por: Luis Henrique Torquato Vanucci

Profissão
Profissão
Escolher entre tantas opções e definir por uma vida toda, uma única profissão ou área de atuação é uma tarefa extremamente difícil, principalmente nos dias de hoje. Atualmente, inúmeras carreiras são criadas por diversas necessidades que surgem diariamente. São poucas as pessoas que se engajam ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE em apenas uma carreira, mesmo porque, muita gente gosta e, sente-se REALIZADA, atuando em mais de uma profissão ou, em pelo menos mais do que um setor de atuação dentro da sua profissão.

"O educador físico, nenhum pouco longe desta realidade, precisa ser um verdadeiro camaleão". Durante os anos acadêmicos, ele passa por inúmeras experiências, de recreacionista a pesquisador, imaginando, criando e fazendo de tudo um pouco. Afinal, quem sabe dizer qual área da educação física que o profissional vai atuar?

Será cuidando de crianças em hotéis luxuosos gerenciados, muitas vezes, por gestores que ainda acreditam que o lazer é supérfluo na hotelaria? Talvez. Quem sabe o futuro será mesmo seguir a vida acadêmica e transformar estudos e ideias (dos seus mestres, até que seja um deles) em aparelhos e métodos revolucionários de treinamento e reabilitação, por exemplo.

Já, a mudança de carreira exige do profissional muito AUTOCONHECIMENTO, além é claro, de uma reserva financeira para custear as despesas enquanto planeja a nova área de atuação. Muita gente muda de profissão impulsivamente, por acreditar que aquela nova ocupação vai fazê-lo feliz, ou então, por deixar-se levar por uma tendência do mercado com promessas de salários elevados.

Entretanto, antes de mudar todo um MODELO construído e já implantado, o profissional dispõe de algumas ferramentas, como cursos profissionalizantes, palestras gratuitas em sites e instituições que auxiliam no direcionamento profissional, além de outros cursos de curta duração, nos quais o interessado pode conhecer mais sobre a possível nova profissão.

"É preciso muito estudo para que, o grande golpe, seja certeiro." Mas, independente da área atuação, o profissional que trabalha há um, ou há 20 anos, na mesma profissão, incontestavelmente deve se PREPARAR para ser o melhor naquilo que faz, utilizando todos os instrumentos necessários.

Ferramentas não faltam, além de livros, universidades, bibliotecas, a internet, por exemplo, traz possibilidades de comunicação direta com especialistas de diversas áreas. Grupos, comunidades e sites, encurtam caminhos e nos permitem CONHECER PESSOAS antes incomunicáveis, além de quebrar barreiras geográficas, nos consentindo trabalhar em diferentes regiões. Porém, nada é para sempre, e já que estamos falando de mudança, se der errado, LUTE até o fim e se ACREDITAR ser melhor reconhecer o erro, FAÇA-O, recomece e BOA SORTE.
CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Luis Henrique Torquato Vanucci

Graduado em educação física, com especialização em gestão de pessoas. Atua na promoção da saúde e no desenvolvimento de pessoas, utilizando a atividade física como ferramenta. Experiência como coordenador de esporte e lazer e, atualmente, professor e sócio-proprietário da "afavordoesporte", trabalhando com gestão em projetos esportivos e desenvolvimento de pessoas.

Iniciação Profissional

ASSINE E RECEBA GRÁTIS

e-Book
livro digital

Grátis um e-book mensalmente. Assine já e receba o e-book: INGLÊS PARA
NEGÓCIOS

Top10
Artigos

Receba e leia os principais artigos sobre diversos
temas. São mais de 30 áreas!

Palestras online

Assista palestras ao vivo toda quinta-feira e veja as dezenas de palestras gravadas em várias áreas

Lições de inglês

Atividades totalmente interativas para você exercitar o seu
inglês!

e-Revista
revista digital

Todo trimestre, uma nova edição sobre os principais temas de cada área. Boa leitura!