artigo

quarta-feira, 1 de outubro de 2008 - 01:49

Tamanho do texto: A A

Servidor de Arquivos - Definição.

por: Colunista Portal - Educação

Servidor de arquivos é um servidor dedicado ao armazenamento e distribuição de arquivos na rede. Também pode ser usado como um servidor de backup.

Os modelos de servidores de arquivos


Servidores de arquivos possuem propósitos diferentes, alguns deles são: backup, compartilhamento de informações, armazenamento remoto, dentre outros. Cada servidor de arquivos possui modelos conceituais distintos sobre o que vem à ser um arquivo. Três destes modelos são muito utilizados, que são:

- Quando um servidor possui a estrutura dos arquivos, e nomeia alguns ou todos os registros com uma chave única, podendo escrever, ler, juntar, estender, remover e muitas outras operações;

- Quando o servidor não possui a estrutura interna dos arquivos. Assim o servidor de arquivos não é capaz de resolver operações complexas nos mesmos, mas sim, somente a leitura e escrita;

- Quando o servidor possui hierarquia, tratando os arquivos em forma de árvore. Este modelo é o mais comum de todos, pois alem de permitir tal hierarquia, pode possuir a estrutura interna dos arquivos, permitindo operações e transferências complexas.


Gerenciamento de atributos

Servidores de arquivos devem atribuir e gerenciar pelo menos dois atributos a cada arquivo: um nome ou identificador e o tamanho, para saber onde encontrar e quanto de memória tal arquivo irá ocupar. Porém, na maioria dos servidores de arquivos, existem mais atributos, formando um conjunto de atributos ou uma lista de atributos. A forma ao qual estes atributos são tratados, também varia de servidores para servidores. Alguns atributos comumente usados são: - o de controle de acesso, que determina como e qual usuário pode ter acesso ao arquivo; - o de arquivo oculto, que determina se o arquivo é visível ou não - o qualificações, que diz a qualidade do arquivo; - o do tipo do arquivo, que diz se o arquivo é uma música ou um documento texto por exemplo.


Proteção de arquivos


Todos os servidores de arquivos devem de alguma maneira proteger e controlar o acesso de seus arquivos. A maneira mais simples e menos confiável é considerar todas as máquinas clientes como dignas de confiança e simplesmente executar todos os pedidos que chegarem (Gavidia, Jorge J. Z., FTAM - Servidor de Arquivos). Outro método, um tanto quanto mais confiavel, é a proteção sparsa baseada em capacidades, com um mapa de bits para indicar operações permitidas (Tanenbaum, Andrew S., Redes de Computadores), onde existem senhas para determinado tipo de acesso e/ou operações.

 

Fonte: http://pt.wikipedia.org

CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Informática