CURSOS ONLINE GRÁTIS NA COMPRA DE UM DOS 1400 CURSOS ONLINE

Conceito de Informação

Artigo por Jose Rubens Pereira Lima - quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Tamanho do texto: A A

Conceito de Informação
Conceito de Informação

Pelo Wikipédia, Informação é o resultado do processamento, manipulação e organização de dados, de tal forma que represente uma modificação (quantitativa ou qualitativa) no conhecimento do sistema (pessoa, animal ou máquina) que a recebe. [1]


Informação enquanto conceito, carrega uma diversidade de significados, do uso quotidiano ao técnico. “Genericamente, o conceito de informação está intimamente ligado às noções de restrição, comunicação, controle, dados, forma, instrução, conhecimento, significado, estímulo, padrão, percepção e representação de conhecimento.”



"Pela ABNT NBR ISO/IEC 17799:2005, Informação é um ativo que, como qualquer outro ativo importante é essencial para os negócios de uma organização e consequentemente necessita ser adequadamente protegido."



"Pelo conceito do livro, Gestão da Segurança da Informação - Uma visão executiva - Marcos Sêmola, representa a inteligência competitiva dos negócios e é reconhecida como um ativo crítico para a continuidade operacional da empresa."


Ela pode ser apresentada de várias formas: Impressa ou escrita em papel; Armazenada eletronicamente; Transmitida pelo correio ou por meios eletrônicos; Apresentada em filmes; Falada em conversas. E claro possui um ciclo de vida, é quanto ela dura Manuseio; Armazenamento; Transporte; Descarte.

Quanto ao Tratamento da Informação Ostensiva: podem ser manuseadas por qualquer pessoa e não possuem conteúdo crítico para a instituição;


Reservadas: Toda informação cujo conhecimento estará restrito a um grupo de pessoas autorizadas, cuja revelação não permitida possa comprometer planos, operações ou objetivos neles previstos.


Confidenciais: Toda informação que, caso seja revelada, pode trazer grande impacto ou repercussões negativas ao negócio ou para a imagem da instituição, embaraços administrativos com funcionários ou ainda trazer vantagens a terceiros. Este tipo de informação requer alto grau de controle e proteção contra acessos não autorizados.


Sigilosas: representam informações de conhecimento restrito a uma quantidade reduzida de pessoas autorizadas.



De modo resumido, vimos que na era da informação é ela quem manda muita coisa gira em torno da informação e do que ela pode nos dá de retorno.


Abraço a todos e boa semana.

CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Jose Rubens Pereira Lima

Rubens Lima, Pós-Graduando em Gestão de Segurança da Informação e Graduado em Análise e Desenvolvimento, atualmente sou Analista de Requisitos da Indra Politec. Com aproximadamente 10 anos de experiência na Área de TI, comecei a me interessar por Segurança da Informação na graduação e venho me aprofundando desde então. Amante da boa música, ficção, leitura e arte. Músico amador, toco um pouco de c