artigo

quarta-feira, 20 de junho de 2012 - 21:29

Tamanho do texto: A A

Internet, A Máquina Mortífera!

por: Arthur de Castro Araujo

Redes Sociais, Buscadores e Blogs. Conecte-se para sempre
Redes Sociais, Buscadores e Blogs. Conecte-se para sempre
Não precisa ser nenhum intelectual para saber a imensa proporção que a Internet tomou nos dias de hoje. Não ter Facebook, ou não atualizar o Twitter ao menos 10x por hora já basta para você ser um "alienado".

Crianças que ainda não sabem ler ou escrever, mexem em um Tablet, mas não sabem folhear uma revista normal. Bandas divulgam suas músicas em Blogs e lançam clipes através do Youtube, celebridades nascem com vídeos de 30". Outros baixam tutoriais de "como fazer um backup" no PC, ou até mesmo de como hackiar uma conta de e-mail. Sem contar aqueles que dão uma "voltinha" em Paris, Londres e outras, sem sair do conforto do santuário sagrado (mesa do computador). Centenas já estudam pelo Ensino a Distância. E milhares ficam atualizando suas redes sociais infinitas vezes por dia. E ainda existem mais milhares de coisas (e outras centenas delas), que são possíveis através da internet. Isso tudo (e as outras milhares de coisas), nós já não controlamos mais...

Os benefícios são realmente inúmeros. Conversar com seu amor platônico mesmo estando do outro lado do mundo em tempo real, é incrível! Pedir ajuda ao "Tio Google" ou ao "Prof Wikipédia", para aquele trabalho que você não faz a menor ideia do que se trata (por ter passado as aulas twittando, postando e mais o que for possível nas redes sociais), é uma maravilha!!

A internet facilitou muito a vida de todos nós, mas talvez até demais...

A geração "Ctrl + C, Ctrl + V" (copia e cola), tomou conta dos colégios e faculdades.

Ao mesmo tempo, o acesso a informação é imensurável. Salvo alguns casos (como a China que criou seu próprio Twitter, o Weibo), vivemos uma era onde não somos mais meros consumidores ou expectadores. Viramos o "Prosumer" (Produtor + Consumidor), e agora nós ditamos o que e como devem ser os produtos, e as empresas cada dia mais se preocupam em como passar valor em seus produtos, anúncios e campanhas.

Dizem por aí, que a internet é a única "máquina" que o homem já não tem mais o poder de desligar (Sempre suspeitei que o "Exterminador do Futuro" era baseado em fatos reais!). E vou mais além: não imagino o tamanho da catástrofe (exatamente nessa proporção) do que seria o mundo inteiro ficar ao menos UM dia sem acesso a internet.

E por falar nisso, vou terminando aqui, pra dar uma twittada e postar no Facebook!
CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Arthur de Castro Araujo

Navegando desde os tempos do bate papo na net, sou um exemplo vivo do cibridismo. Sempre conectado, sou apaixonado pelo mundo ONEline. Analista de Social Media com Certificação White Belt em Projetos, e diversos cursos na área. Atualmente trabalho c/Gestão de Conteúdo e Gerenciamento de marcas em Mídias Sociais. Mobile é o futuro, e estamos nos reinventando por isso. "Stay Angry, Stay foolish".

Informática