artigo

terça-feira, 29 de setembro de 2009 - 11:53

Tamanho do texto: A A

Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica

por: Colunista Portal - Educação

A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica afeta cerca de 5,5 milhões de brasileiros, é também causada pelo fumo e atinge a 300 milhões de pessoas em todo o mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica é a quarta maior causa de mortes no mundo, sendo responsável por uma morte a cada 11 segundos. Foram 2,74 milhões de óbitos somente no ano de 2000.

No Brasil a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, mata 85 pessoas por dia, e atinge cerca 5,5 milhões de pessoas, segundo o Consenso Brasileiro de DPOC, produzido pela Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT).

A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica é uma alteração respiratória grave, causada principalmente pelo hábito de fumar. As Doenças Pulmonares Obstrutivas Crônicas classificam as bronquites crônicas e os enfisemas pulmonares, manifestados em conjunto ou separadamente.

A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica caracteriza-se pela presença de sintomas, como tosse, produção de catarro, e falta de ar. Uma das principais queixas dos pacientes com a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica é a dispnéia (dificuldade de respirar), que pode dificultar a realização de atividades cotidianas, como trocar de roupa e tomar banho.

Se não tratada, a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica eleva o nível de incapacitação do paciente, deixando-o com uma sensação de cansaço constante.

Quanto mais precoce for feito o diagnóstico da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, mais eficaz será o tratamento. O primeiro passo é eliminar ou reduzir a contínua irritação pulmonar.

CreativeCommons

Esta apresentação reflete a opinião pessoal do autor sobre o tema, podendo não refletir a posição oficial do Portal Educação.

Comentários


colunista

Colunista Portal - Educação

O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado. O departamento de Conteúdo e Comunicação leva ao leitor informações de alto nível, recebidas e publicadas de colunistas externos e internos.

Fisioterapia